Fazer xixi em pé ou sentado: o que é mais saudável para os homens?

26/11/2021 às 02:002 min de leitura

Se você é homem, é bem provável que já tenha escutado falar alguma vez na sua vida que fazer xixi sentado era “coisa de menina”. Na maioria das culturas do Ocidente, os homens crescem sendo ensinados que devem urinar em pé e a disposição dos mictórios nos banheiros costuma colaborar para essa hipótese.

Mas, em termos de saúde, qual das duas opções é a melhor para você? Aprenda quais são as vantagens e desvantagens de cada uma dessas práticas e como elas podem influenciar na saúde da sua bexiga para o futuro.

Criação de hábitos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Embora urinar de pé tenha sido tendência por séculos e séculos, as coisas parecem ter mudado aos poucos nas últimas gerações. Uma pesquisa realizada em 2007 apontava que uma impressionante marca de 42% dos homens entrevistados havia assumido fazer xixi sentado na maior parte do tempo.

Considerando que os smartphones se tornaram cada vez mais relevantes no nosso dia a dia, é bem provável que esse número tenha aumentado com cada vez mais pessoas usando o celular enquanto permanecem sentadas no vaso sanitário. Para alguns, sentar-se na hora de ir ao banheiro é apenas um hábito criado para as horas em que essa pessoa se sente mais cansada. 

Entretanto, para os mais apressados, urinar com uma postura ereta fornece uma maior agilidade e pode diminuir o tempo que você gasta no toalete. Mas vale ressaltar que cada uma dessas “técnicas” exerce efeitos diferentes sobre a sua bexiga a longo prazo e é preciso prestar bastante atenção.

Relaxamento dos músculos

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em geral, a capacidade máxima de uma bexiga masculina fica entre 300 e 600 ml. Caso o órgão esteja funcionando corretamente, nós costumamos ir ao banheiro quando a bexiga está cheia em até dois terços desse espaço. Para isso, precisamos ter um sistema de controle nervoso, que avisa quando você precisa urinar, intacto e ainda segurar as necessidades até o momento apropriado.

Quando estamos em uma posição confortável, o esfíncter da bexiga e os músculos da região ficam relaxados, fazendo com que a bexiga se contraia e esvazie. É por esses motivos que não é considerado saudável forçar a urina. Porém, homens com problemas no trato urinário costumam ter maior dificuldade para realizar esse processo e poderiam se beneficiar do fato de fazer xixi sentado.

Mas por qual motivo? Essa posição possui um perfil urodinâmico mais favorável, o que significa que a urina consegue sair do corpo com mais facilidade. Também existem teorias de que essa posição contribui para a prevenção de casos de câncer de próstata, mas ainda não há estudos que comprovem essa afirmação.

Higiene do ambiente

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em homens completamente saudáveis, não existe uma grande diferença entre fazer xixi sentado ou de pé. Mesmo assim, outro argumento pode ganhá-los: a higiene pessoal. Quando paramos para pensar, urinar sentado é uma prática que os homens poderiam adotar para deixar os banheiros muito mais limpos.

Assim, muitos evitariam errar a mira do vaso sanitário e criar poças no chão ou deixar resíduos de urina na tampa do vaso. Em diversos estabelecimentos pela Europa, muitos comerciantes já têm colocado placas para que os clientes só utilizem a privada sentados e não em pé.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: