Segundo os mais velhos do mundo, qual o segredo da longevidade?

13/02/2022 às 10:002 min de leitura

Constantemente, a ciência alega que o segredo para uma vida longeva está no controle dos hábitos, priorizando um comportamento saudável. Isso inclui beber chá ou café, manter uma rotina de exercícios físicos, dormir o suficiente e manter também uma dieta regrada. No entanto, não é o que diz a pessoa mais velha do mundo.

Em 2 de janeiro desse ano, Kane Tanaka completou 119 anos de vida, colocando-a mais próximo do título da "pessoa mais velha que já viveu", atualmente mantido pela falecida Jeanne Calment, que viveu até seus 122 anos.

Um coração leve e uma mente curiosa                         

Kane Tanaka segurando um bebê. (Fonte: The Mirror/Reprodução)Kane Tanaka segurando um bebê. (Fonte: The Mirror/Reprodução)

Nascida em 1903, em Fukuoka, no Japão, Kane sobreviveu às Grandes Guerras Mundiais, à Gripe Espanhola de 1918, e outros diversos eventos históricos que aconteceram nos últimos 100 anos no Japão e no mundo.

Muito embora Kane não tenha revelado com as próprias palavras seu conselho para uma vida longa e saudável como a dela, seu bisneto Eiji Tanaka, em entrevista à CNN, disse que a receita para tamanha longevidade é fazer cálculos matemáticos e se manter curioso com relação a tudo, apesar das dificuldades físicas.

Além disso, Tanaka acrescenta que não se lembra muito de sua bisavô se debruçando sobre suas memórias do passado. “Ela tem uma visão muito avançada, ela realmente gosta de viver no presente”, disse ele. Essa necessidade de estar nessa realidade, portanto, seria o maior segredo.

Saturnino de la Fuente García. (Fonte Inflo Blanco Sobre Negro/Reprodução)Saturnino de la Fuente García. (Fonte Inflo Blanco Sobre Negro/Reprodução)

No entanto, se exercitar sua mente através de números não é sua melhor opção para uma vida longa, Saturnino de la Fuente García, um espanhol de 112 anos, considerado "o homem mais velho do mundo", afirma que o segredo para a longevidade é uma vida tranquila e com a consciência limpa. “Não machuque ninguém, não crie conflitos”, disse ele em seu aniversário, segundo o Guinness World Records.

“Meu pai me criou com amor, amando a todos. Ele sempre disse a mim e aos meus irmãos para fazermos o bem, para compartilhar tudo com os outros. Além disso, Cristo vive em mim”, esse foi o conselho de Emilio Flores Márquez, que morreu aos 113 anos em agosto de 2021. 

Para ele, a chave de uma vida longa foi se cercar do sentimento mais antigo do mundo: o amor.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: