'Transtorno do Selo de Verificação': a obsessão pela aprovação

16/09/2022 às 04:002 min de leitura

Buscar reconhecimento e aprovação social é algo natural do ser humano, no entanto, em alguns casos, esse comportamento se manifesta de maneira obsessiva e descontrolada, trazendo prejuízos à sua saúde e à sua interação social.

Com a popularização da internet como um meio de receber aprovação social instantânea, essa compulsão se transferiu para os meios digitais e a necessidade de receber um "aval de sucesso" encarnou em um objetivo: o selo de verificação.

O que é o Transtorno do Selo de Verificação?

a(Fonte: Gettyimages)

O selo de verificação é um símbolo conferido apenas aos perfis que possuem grande número de seguidores e altas taxas de interação, geralmente grandes empresas e pessoas públicas. Ele tem como objetivo dar segurança aos seguidores de que aquele perfil é oficial, idôneo e lícito. Todos esses benefícios de respeito e prestígio se tornam um alvo a ser alcançado o mais rápido possível.

As pessoas que sofrem com essa compulsão por obter o selo de verificação nos seus perfis nas redes sociais sofrem de um transtorno chamado Transtorno do Selo de Verificação. Essa condição ainda não é chancelada, mas como doutor e por meio das regras que me conferem, me sinto livre e confortável para criar esta nomenclatura com base no comportamento em muitos casos que lido em uma das minhas empresas.

O Transtorno do Selo de Verificação pode ser enquadrado nos transtornos de personalidade dramáticos. Eles são transtornos nos traços de personalidade do indivíduo, que incluem também uma série de outros transtornos, como antissocial, histriônico e borderline. São caracterizados por falta de empatia, arrogância, percepção distorcida de si, mudanças bruscas de humor, manipulação, comportamentos dramáticos e artifícios para conseguir aprovação social.

Como o Transtorno do Selo de Verificação é identificado?

a(Fonte: Gettyimages)

Além dos sintomas clássicos dos transtornos de personalidade dramáticos, o transtorno também possui alguns sintomas específicos, como a inveja por quem já possui o selo de verificação, em especial quando se busca há muito tempo e nunca o consegue, e por isso o indivíduo libera sua frustração em forma de inveja. Outro ponto importante é o desprezo pelas regras e diretrizes do selo de verificação, mostrando que o indivíduo buscava apenas o prestígio do selo e não todas as responsabilidades que ele traz consigo.

Quem possui o transtorno também começa a focar exclusivamente na obtenção do selo de verificação e acaba pondo todos os outros aspectos da sua vida de lado para dedicar todas as suas energias na busca obsessiva pelo selo de verificação.

Pouco tempo após alcançar seu objetivo, o indivíduo se acostuma com o título e fica desmotivado, cansado, não consegue mais focar suas energias em outras atividades, toda essa frustração pode desencadear outros problemas graves, como ansiedade e depressão.

Outros sintomas que indicam a presença do Transtorno do Selo de Verificação:

  • Percepção exagerada dos próprios talentos e habilidades;
  • Falta de empatia e capacidade de “puxar o tapete” de outros para alcançar seus objetivos;
  • Assumir riscos em nome do seu objetivo, podendo até contratar pseudo-assessorias duvidosas que prometem a venda do selo;
  • Insegurança;
  • Irritabilidade.

Além dos citados, ainda há diversos outros traços que podem ser inseridos, como também há possibilidades de outros transtornos vinculados para poder desencadear comportamentos similares.

***

Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, colunista do Mega Curioso, é PhD em Neurociências; mestre em Psicologia; pós-graduado em neuropsicologia, entre outras pós-graduações; licenciado em Biologia e em História, tecnólogo em antropologia, jornalista, especializado em programação Python, Inteligência Artificial e tem formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; membro ativo da Redilat; chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, cientista no Hospital Martin Dockweiler, e professor e investigador cientista na Universidad Santander.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: