4 cuidados para evitar o envelhecimento da pele

12/02/2023 às 06:002 min de leitura

Cada um tem a pele que merece: apesar de soar cruel, trata-se de uma verdade que muitas pessoas só percebem com o tempo. E é assim que noites mal dormidas, uso de substâncias nocivas, alimentação inadequada e a aplicação de produtos impróprios pode acabar provocando uma aparência desgastada na pele.

E como estamos falando do maior órgão do corpo humano, a sua capacidade de absorver os danos sofridos ao longo da vida é substancial e deve ser levada a sério desde cedo. 

Além de utilizar produtos que promovam sua conservação e renovação, também é importante evitar a aplicação de algumas substâncias na pele e adotar cuidados adicionais na rotina de beleza. Confira, abaixo, quatro deles:

1. Fuja de receitas milagrosas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Não há dúvida que a frutas cítricas sejam ricas em nutrientes benéficos para a saúde, como a Vitamina C, mas aplicar o suco da fruta diretamente na pele é bastante arriscado. Considerando que o limão e outras frutas apresentam ácidos, há risco real de provocar queimaduras graves na pele ao se expor ao sol. Por isso, não acredite no poder milagroso de receitas caseiras.

O consumo excessivo da fruta antes de se expor ao sol também pode provocar efeitos bem desagradáveis, resultando em inflamação, queimaduras e manchas na pele. Na prática, tudo isso contribui para a morte de um grande número de células e aceleração do processo de envelhecimento da pele.

2. Use cremes e séruns conforme as orientações

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O limão e as frutas cítricas nos levam a um segundo ponto. Há uma variedade de cremes e séruns com benefícios incríveis, motivando seu uso contínuo.

Mas é importante ficar de olho na composição desses produtos cosméticos, pois como podem apresentar compostos ácidos, também podem provocar queimaduras se a pele for exposta ao sol logo após sua aplicação.

Os danos também podem ser significativos para quem apresenta condições específicas, como o melasma. Na dúvida? Sempre leia as orientações dos produtos de beleza antes de utilizá-los.

3. Não usar maquiagem vencida

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Por mais que pareça uma dica clichê, ela é importante porque muitas pessoas usam maquiagem vencida não por ignorar seus malefícios, mas por esquecer de ficar de olho na validade, expondo a pele a substâncias que podem causar irritações severas.

Esses produtos exigem bastante atenção mesmo quando estão dentro do período de validade, o que significa realizar uma limpeza da pele caprichada diariamente, removendo resíduos de maquiagem e desobstruindo os poros. A médio e a longo prazo, a medida evita o surgimento de espinhas e o acúmulo de impurezas.

4. Usar protetor solar diariamente

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Apesar dos constantes avisos para a importância do uso diário do protetor solar, ainda há quem deixe de usá-lo mesmo na praia, quando exposto ao sol intenso na busca de garantir um bronzeado perfeito.

A partir disso, quando viraliza nas redes sociais algum post que mostra o impacto dos danos do sol na pele, acaba assustando a galera. Há quem evite o uso dos protetores por considerá-los oleosos, por isso é importante não aplicar no rosto produtos que são destinados para uso em outras áreas do corpo.

Hoje há diversas marcas que investem em produtos que controlam a oleosidade e deixam a pele com um aspecto mais agradável, além da presença de itens de maquiagem que também protegem a pele dos danos do sol. Por isso, vale a pena pesquisar e encontrar o produto ideal.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: