Por que os dentes caninos são mais amarelos do que os outros?

04/06/2023 às 10:002 min de leitura

Atualmente, mais do que nunca, uma grande moda é exibir para todas as pessoas do mundo uma arcada dentária reluzente de branca e sem grandes falhas dentárias. Mas será que isso condiz com o que a maioria das pessoas realmente tem? A resposta é não.

Se você é do tipo de pessoa que nunca se preocupou em gastar uma fortuna para pagar tratamentos odontológicos que te deixam com uma mordida fora do normal, provavelmente já deve ter percebido que manter os dentes branquinhos não é algo tão fácil assim — sobretudo os caninos. Então, por que esses dentes costumam ser mais escuros do que outros? Entenda a seguir! 

Composição dos dentes

Getty Images(Fonte: Getty Images)

Se você pensa que o fato de alguns dos seus dentes serem mais escuros do que outros está diretamente relacionado com genética ou falta de higiene bucal, não é preciso se preocupar. Na realidade, existe uma explicação científica perfeitamente plausível para esse fenômeno.

Primeiramente, precisamos entender que nossos dentes possuem duas substâncias muito relevantes nesse processo: o esmalte e a dentina. Enquanto o esmalte é a substância mais dura do corpo humano, sua coloração natural é amarela — não o branco que a maioria das pessoas acreditaria inicialmente.

A dentina, por sua vez, é a segunda substância mais dura do corpo humano, também possui coloração amarelada e é responsável por amortecer a superfície do esmalte e manter os dentes cheios de nutrientes, os quais são abastecidos por vasos sanguíneos presentes dentro de suas próprias estruturas. Inclusive, é a dentina que faz com que os caninos sejam mais amarelos do que os outros dentes.

Clareando os dentes

Getty Images(Fonte: Getty Images)

A grande razão pela qual seus caninos são irritantemente amarelados é porque são esses dentes que contêm a maior quantidade de dentina em nossos corpos. E como dito anteriormente, a dentina é naturalmente amarela pálida e pode até mesmo atingir alguns tons de cinza claro. Por essa razão, quando clareamos nossos dentes ao mesmo tempo, após uma consulta odontológica, podemos notar que os caninos não apresentarão os mesmos resultados.

E isso não tem nada a ver com seus hábitos de escovação! Visto que os caninos são os dentes projetados para cortar alimentos mais duros, como as carnes, a nossa genética fez com que eles recebessem mais dentina do que os outros dentes para que pudessem absorver o impacto necessário ao rasgar alimentos.

Para comparação, os incisivos centrais são muito mais brancos — justamente porque foram projetados para cortar em vez de rasgar. E existe alguma forma de resolver essa questão? Nesse processo, você provavelmente ficará frustrado ao notar que clareá-los não será a missão mais fácil do mundo.

Atualmente, técnicas como o porcelanato e a colagem composta são formas mais eficazes de clarear os dentes caninos, uma vez que agem como uma fachada e não como resolução química. De todo modo, se isso realmente for um incômodo para você, seu dentista de confiança saberá qual a melhor saída é para seu caso. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: