5 grandes avanços históricos na luta contra o câncer

22/06/2023 às 08:002 min de leitura

De acordo com uma estimativa produzida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo todo. Para piorar essa situação, o número de casos costuma aumentar todos os anos. Entre 2010 e 2019, houve um aumento de 26% na incidência global de câncer — tornando-a uma das doenças de crescimento mais rápido na história.

Contudo, mesmo que a situação pareça drástica e ainda não exista uma cura certa para essa enfermidade, os inúmeros avanços científicos que a humanidade traçou nas últimas décadas ajudou consideravelmente a frearmos essa doença aos poucos. Relembre cinco dessas maiores conquistas realizadas nos últimos tempos!

1. Mastectomia de Halsted

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

No final do século XIX, o pesquisador William Stewart Halsted inventou uma técnica revolucionária no tratamento do câncer de mama: a mastectomia de Halsted, como foi batizada. O inventor tinha uma abordagem mais radical do que os métodos anteriores, sugerindo a remoção completa da mama, músculos subjacentes e linfonodos para garantir a remoção completa do tumor.

A proposta de Halsted era chocante para sua época, pois envolvia não apenas remover o tumor, mas também quaisquer células cancerígenas remanescentes que pudessem ter se espalhado. Essa técnica lançou as bases para a cirurgia moderna de câncer de mama e salvou inúmeras vidas.

2. Radioterapia

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Em 1895, o pesquisador Wilhelm Conrad Roentgen mostrou-se ao mundo quando descobriu a existência dos raios X. Tal evento foi importante não apenas pelos seus diversos usos na medicina, mas porque levou diretamente ao desenvolvimento de outras técnicas modernas para o tratamento de câncer.

O primeiro passo dado foi logo em 1896, quando Emil Grubbe, um químico e médico de Chicago, tornou-se pioneiro no uso de radiação de raios X para tratar tumores. Os primeiros trabalhos de Grubbe com raios X acabou abrindo caminho para todas as pesquisas futuras em radioterapia.

3. Quimioterapia

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Você provavelmente já deve ter ouvido falar no gás mostarda, mas sendo usado como um agente químico mortal na Primeira Guerra Mundial, certo? No entanto, esse gás também desempenhou um papel fundamental na história mais ampla do tratamento do câncer. Isso se dá porque, em 1900, os doutores Edward e Helen Krumbhaar passaram a estudar os efeitos do gás mostarda e suas potenciais aplicações médicas.

Na década de 1940, os cientistas transformaram o gás mostarda em substâncias que poderiam ser usadas para a quimioterapia do câncer. Os pesquisadores se basearam nas experiências de guerra para provar a eficácia da mostarda nitrogenada na regressão de tumores existentes. 

4. Imunoterapia

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

Por vezes chamado de "Pai da Imunoterapia", William Coley colocou seu nome na história humana devido às suas contribuições para o campo da pesquisa contra o câncer no final do século XIX. Em 1891, Coley tentou tratar casos de câncer ósseo utilizando o sistema imunológico dos pacientes.

Foi então que ele notou a regressão do tumor em pacientes com sarcoma após infectá-los com misturas de bactérias vivas e inativadas. Essa nova estratégia mostrou que o corpo do paciente passou a responder ao câncer, lançando base para todos os avanços futuros na imunoterapia dos tumores.

5. Mapeamento do genoma humano

(Fonte: GettyImages)(Fonte: GettyImages)

O maior passo recente na luta contra o câncer aconteceu quando o mapeamento do genoma humano foi concluído em 2003. Pela primeira vez na história, nós tivemos em mãos acesso a todo o conjunto de instruções genéticas encontradas em uma célula humana. Esse evento não só mudou o mundo da medicina, mas especialmente forneceu grande ajuda na luta contra tumores.

Com esse novo entendimento do nosso DNA, os médicos agora podem sugerir terapias personalizadas para atingir alterações genéticas específicas nas células cancerígenas. Logo, a equipe de suporte pode ser mais assertiva na hora de tratar um paciente.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: