4 malefícios de dormir com o cabelo molhado

02/10/2023 às 02:002 min de leitura

Nada como um bom banho para relaxar depois do trabalho, não é mesmo? Mas se você tem o hábito de deixar esse banho para muito tarde e não pode usar o secador de cabelo depois, pode estar causando problemas para a sua saúde e de seu parceiro ou parceira. Conheça quatro problemas causados por dormir com o cabelo molhado e o que fazer para evitá-los.

1. Acne

Dormir com o cabelo molhado pode facilitar o surgimento de acne. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Dormir com o cabelo molhado pode facilitar o surgimento de acne. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Quem já agradeceu por ter se livrado da acne, comum na puberdade, precisa ficar atento: dormir com o cabelo molhado pode contribuir para o seu retorno. Isso ocorre por vários fatores: os fios úmidos podem abrigar bactérias e fungos, que, quando em contato com a pele do rosto, podem obstruir os poros e desencadear o desenvolvimento de espinhas.

Além disso, o cabelo úmido transfere resíduos de produtos capilares e sujeira para o travesseiro, que podem entrar em contato com a pele durante o sono, aumentando o risco de irritação e obstrução dos poros.

2. Infecções

Dormir de cabelo molhado pode causar micoses e infecções. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Dormir de cabelo molhado pode causar micoses e infecções. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Ambientes quentes e úmidos são os principais itens da lista de desejos de bactérias e fungos na hora de procurar uma morada. E dormir com cabelo molhado cria as condições perfeitas para isso. A umidade prolongada cria um ambiente propício para o crescimento de bactérias e fungos no couro cabeludo, que podem se espalhar para áreas sensíveis do rosto e pescoço durante o sono.

Essas bactérias podem obstruir os poros, causar inflamação e desencadear infecções. Doenças como micoses, foliculite, dermatite por Malassezia e infecções pelo fungo Aspergillus fumigatus são algumas das mais comuns relacionadas ao hábito.

Além disso, a umidade no travesseiro pode acumular sujeira e resíduos de produtos capilares, criando um terreno fértil para bactérias. Se a fronha e o próprio travesseiro não forem lavados regularmente, as bactérias estarão lá, esperando uma porta de entrada para causar novas doenças. Portanto, secar completamente o cabelo antes de dormir é essencial para evitar infecções bacterianas indesejadas.

3. Deixar o cabelo quebradiço

Dormir de cabelo molhado prejudica a saúde dos fios. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Dormir de cabelo molhado prejudica a saúde dos fios. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Dormir com o cabelo molhado pode ser prejudicial para a queratina capilar, a proteína que forma a estrutura dos fios — e que fornece força e elasticidade. Quando o cabelo fica úmido por um período prolongado, ele absorve água e incha, fazendo com que as cutículas capilares se abram, o que deixa os fios mais suscetíveis a danos. Isso é potencializado pelo atrito causado pelo próprio peso da cabeça e da fricção dos fios com o travesseiro com os movimentos noturnos.

Assim, dormir com o cabelo molhado pode comprometer a integridade da queratina e resultar em cabelos mais fracos e propensos a danos.

4. Colocar outras pessoas em risco

Bactérias podem ser transportadas facilmente entre traveisseiros. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Bactérias podem ser transportadas facilmente entre traveisseiros. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Se você não tem o hábito de dormir com o cabelo molhado, mas seu parceiro ou parceira tem, você está tão suscetível aos problemas mencionados acima. As bactérias podem ser facilmente transferidas pelo contato, e as infecções por fungo também. Caso seja você que mantenha o hábito em casa, você se torna o vetor de possíveis doenças.

Se você não tem outra solução se não tomar banho a noite e não pode fazer a secagem com secador, pode tomar algumas medidas para mitigar os riscos de dormir com o cabelo molhado. Por exemplo:

  • Faça a lavagem no início do banho, e molhe o cabelo o mínimo possível;
  • Use condicionador, o produto diminui o atrito do cabelo com o travesseiro;
  • Use uma toalha separada para secar o cabelo e seque bem o couro cabeludo;
  • Utilize fronha ou touca de seda;
  • Lave ou troques as fronhas semanalmente;
  • Utilize produtos que protejam os fios, existem vários no mercado mas uma opção natural é o óleo de coco.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: