5 alimentos que não podem faltar na sua mesa durante o verão

30/11/2016 às 11:202 min de leitura

Quando pensamos em alimentação e verão, logo vem à nossa mente comidas leves, de fácil digestão, que nos ajudem na hidratação e facilitem a redução ou manutenção do peso.  A nutricionista comportamental Patrícia Cruz observa que alguns alimentos são imprescindíveis ao corpo durante a estação de maior calor, por causa da incidência solar na pele e porque é preciso fortalecer o processo proteico.

As altas temperaturas do verão exigem muito mais do organismo. Por isso, o cardápio deve incluir alimentos ricos em proteínas e que sejam benéficos para a pele. A nutricionista apresenta a seguir algumas opções que devem estar presentes à mesa nessa estação do ano. Confira:

1 – Cenoura

Fonte de vitamina A, as cenouras são naturalmente ricas em betacaroteno, um aliado da saúde da pele, que fica tão exposta nesse período. Segundo a nutricionista, Patrícia Cruz, a cenoura é bem-vinda crua, cozida ou na forma de saladas e até como ingrediente de sopas frias.

2 – Peixes

Os peixes são fonte de proteínas de fácil digestão e exigem preparo que leva pouca gordura — que é outra dica importante para essa época do ano. Segundo a especialista, “os peixes grelhados ou assados devem ser acompanhados com saladas e arroz integral no almoço e no jantar”.

3 – Frutas ricas em água

As frutas com alto conteúdo em água, como o abacaxi, a melancia e o maracujá, além de serem refrescantes, são pouco calóricas, ricas em vitaminas e minerais e ideais para quem deseja manter a forma. De acordo com Patrícia, as frutas devem ser ingeridas — de preferência — em pedaços e mastigando sempre, já que, dessa forma, seu consumo pode trazer mais saciedade e maiores benefícios das fibras.

4 – Chá verde

Rico em catequinas, o chá verde auxilia na hidratação do organismo e evita o inchaço. A nutricionista aconselha que ele seja consumido quente ou gelado ao longo de todo o dia.

5 — Chia

Fonte de ômega 3, a chia auxilia no combate à celulite e também no bom funcionamento intestinal, por ser fonte de fibras, ajudando a barriga a ficar sequinha. Patrícia explica que as sementinhas são bem versáteis na sua utilização e podem ser adicionadas às saladas de folhas, às frutas e aos pães.

***

Patrícia Cruz é mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e faz parte do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO). Ela é especialista em nutrição e transtornos alimentares, adulto e infantil, atua como Personal Diet e é palestrante em cursos de pós-graduação. 

* Assessoria

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: