Ciência
16/01/2017 às 07:17•1 min de leitura
É cada vez mais comum que as pessoas – mulheres, principalmente – retirem os pelos de regiões como pernas, virilha e axila, e o método mais comum e mais barato de fazer a depilação é por meio de barbeadores, certo?
O problema é que, depois de raspar os pelinhos, muitas pessoas ficam com a pele irritada e cheia de pontinhos vermelhos, que, além de deixarem uma impressão visual indesejada, são conhecidos por causar dor e coceira.
Essas manchinhas têm a ver com sujeira, sabia? Muitas vezes, sem perceber, acabamos tomando algumas atitudes de saúde e beleza não muito higiênicas, e as lâminas dos barbeadores que usamos podem ser um ótimo exemplo disso.
O problema é que geralmente esses barbeadores ficam em algum lugar no box do banheiro, expostos às inúmeras bactérias típicas de um ambiente úmido. Quando em contato com a pele, que pode até mesmo ser danificada com pequenos cortes, o barbeador libera essas bactérias, que nos provocam a reação já tão conhecida.
Barbeadores velhos são verdadeiras colônias de bactérias, de restos de sabonete, de pele morta e de pedacinhos de pelos que acabaram ficando grudados às lâminas.
Para evitar esse ciclo nojentinho da depilação, troque de barbeadores com frequência, e sempre que for reutilizar um desses aparelhos, limpe tanto a sua pele quanto as lâminas do barbeador antes de iniciar o procedimento – dessa forma, você consegue eliminar bactérias e vestígios de pele morta.
Para aliviar a aparência irritada e avermelhada da pele logo após a depilação, a dica é posicionar uma toalha quente sobre o local. Se a alergia persistir depois de muitas horas e até mesmo após um dia da depilação, procure um dermatologista.