Quer descobrir como os daltônicos veem o mundo?

26/01/2017 às 13:212 min de leitura

O daltonismo, conforme nós do Mega Curioso já comentamos em algumas matérias por aqui, é um distúrbio da visão que consiste na incapacidade de diferenciar algumas cores, como o verde e o vermelho, e o azul e o amarelo. Essa condição — quase sempre hereditária — afeta 1 em cada 12 homens ou 1 em cada 100 mulheres e é provocada por uma alteração no pigmento dos cones, um dos fotorreceptores presentes nos olhos.

Nós percebemos as cores graças a dois tipos de células que existem nos olhos, os cones e os bastonetes, responsáveis por capturar os estímulos visuais e transmiti-los ao cérebro, que, por sua vez, “traduz” as informações e as transforma em imagens. Os bastonetes são os encarregados de detectar a luminosidade, e os cones, as cores, e a maioria de nós possui três tipos de cones: vermelhos, verdes e azuis. Pois acontece que os daltônicos têm um probleminha com essas celulazinhas aí.

Variedades

De acordo com o Dr. Drauzio Varella, a discromatopsia — que é outro nome para o daltonismo — se divide em três tipos: protanopia, deuteranopia e tritanopia. A primeira variedade se caracteriza pela ausência ou redução dos cones vermelhos, resultando em uma visão em tons de marrom, bege, verde ou cinza.

Você consegue distinguir os números dentro dos círculos?

Quem apresenta a segunda variedade, a deuteranopia, tem falta ou diminuição dos cones verdes e, portanto, enxerga em tons de marrom. Por último, a tritanopia se caracteriza pela ausência ou redução dos cones azuis, resultando em uma visão puxada para os tons de rosa. Segundo o Dr. Drauzio, vale lembrar que um grupo bem pequeno de pessoas apresenta visão acromática — o que significa que elas só conseguem ver em tons de branco, preto e cinza.

Como o daltônico enxerga

Para quem não sofre de daltonismo, é meio difícil imaginar como esse pessoal enxerga o mundo que nos rodeia. Mas, se você sempre sentiu curiosidade em descobrir, o pessoal do site Bright Side reuniu uma porção de imagens que mostram como cada tipo de daltônico percebe as cores. Confira a seguir:

1 – Frutinhas

2 – Semáforo

3 – Refri

4 – Arco-íris

5 – Tráfego

6 – Frida

7 – Lápis coloridos

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: