publicidade

Confira a animação que mostra como é a visão dos daltônicos

09/11/2015 às 06:482 min de leitura

O daltonismo é uma condição de deficiência da visão que afeta 1 em cada 12 homens ou 1 em cada 100 mulheres. Aqui no Mega Curioso, nós já abordamos diversas vezes esse assunto, mostrando o vídeo com diversos daltônicos que enxergaram as cores pela primeira vez ou o rapaz que viu o pôr do sol com seus tons verdadeiros também pela primeira vez na vida.

Em todos esses casos, a situação foi proporcionada pelo uso dos óculos EnChroma, os quais nós também apresentamos por aqui quando foram lançados. Felizmente, a tecnologia e a medicina já apresentaram ferramentas para identificar e ajudar essas pessoas a enxergarem as cores, como é o caso desse produto. Mas você sabe como realmente é que os daltônicos enxergam?

A animação apresentada pelo site IFL Science, publicada abaixo, pode te dar uma clara noção de como são as cores no mundo enxergado por um portador de daltonismo. Veja:

Essa é apenas uma das formas de daltonismo existentes. Se você tiver curiosidade em saber como enxergam as pessoas que possuem as outras variações desse distúrbio, o site Etre criou um simulador que transforma uma imagem colorida do seu computador em uma versão enxergada pelos daltônicos. Basta carregar a imagem e escolher qual das variações você deseja conferir. Clique aqui para acessar a ferramenta.

Sobre o daltonismo

Segundo o site IFL Science, aproximadamente 40% dos portadores de daltonismo terminam o ensino médio sem saber que possuem a deficiência visual. Então, se você observou a imagem publicada ali em cima e não notou nenhuma mudança em um período de 5 a 10 segundos, é recomendado que você procure um oftalmologista para realizar uma avaliação.

Simulação de teste visto por uma pessoa com deuteranopia

São 3 formas existentes de daltonismo: protanopia, deuteranopia e tritanopia. Na primeira, a condição implica na impossibilidade de ver e distinguir as cores dentro do espectro verde-amarelo-vermelho. Já na deuteranopia, as pessoas enxergam pouco e sofrem para distinguir essa mesma variação. A tritanopia é mais rara, fazendo com que a pessoa não enxergue as cores azul e amarela.

Podem ser diversas as causas desse distúrbio. Na maioria dos casos a condição é genética, repassando de pais para filhos, mas o daltonismo também pode ser causado por outros fatores, como degenerações oriundas de problemas como a diabetes ou a esclerose múltipla.

Você é ou conhece alguém que é daltônico? Comente as experiências proporcionadas por essa condição no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Ciência

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: