Permita-se um momento de relax!Que praticar exercícios faz bem para a saúde, você já sabe. Dia após dia, novas pesquisas comprovam que os benefícios para o corpo humano advindos da prática moderada de atividades físicas são inúmeros. O que você provavelmente não sabe é que o consumo de café pode provocar em seu corpo os mesmos efeitos que longas horas de exercícios.

A afirmação é de um grupo de pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia. Segundo eles, ao realizar biópsias das pernas dos participantes do experimento, foi possível perceber que genes associados com a gordura e o metabolismo são ativados apenas após uma hora de prática.

Entretanto, ao ingerir doses mais altas de cafeína, os mesmos genes são ativados em um intervalo de tempo similar. Isso acontece porque a cafeína faz o corpo liberar cálcio, dando a sensação de que os músculos estão sendo exigidos.

Contudo, se você acha que pode trocar a academia pela cafeteria da esquina, a notícia é desanimadora. Para que a substituição de fato tenha o mesmo efeito seria preciso ingerir cerca de 50 copos de café por dia (cerca de 3,7 litros), quantidade muito próxima do que seria mortal para o ser humano.