(Fonte da imagem: Reprodução/Thinkstock)

Existe um crescente número de estudos sobre os efeitos que os animais de estimação podem ter sobre a nossa saúde, inclusive sugerindo que ter bichinhos em casa possa nos fazer viver mais.

Uma pesquisa realizada no ano passado mostrou que as pessoas que possuem animais tendem a ter a autoestima mais elevada, são fisicamente mais saudáveis e se sentem menos solitárias. Além disso, elas também apresentam menos medos e são mais extrovertidas.

Os animais de estimação podem oferecer alívio e companhia às pessoas, e até mesmo os psicólogos e psiquiatras reconhecem a influência positiva que uma mascote pode ter na vida de alguém.

Empreste um bichinho de estimação

Os animais também podem ter um efeito positivo em nossas vidas mesmo que não sejam nossos. A hipoterapia — terapia realizada com cavalos — tem uma longa história de sucesso com pacientes autistas, por exemplo, e vem sendo utilizada na redução do stress pós-traumático de soldados feridos nos campos de batalha. Inclusive, existem organizações que levam os bichinhos a hospitais, asilos e clínicas de recuperação, para oferecer suporte aos pacientes.

Seja uma criança solitária encontrando um amigo em um cãozinho, uma pessoa ansiosa que se desliga de suas preocupações ao cuidar de um aquário ou uma viúva que encontra conforto na companhia de um gato, o fato é que as nossas mascotes nunca nos criticam e sempre estão dispostas a demonstrar o amor incondicional que sentem por nós.