Homens pré-históricos tinham a boca mais saudável do que a nossa
14
Compartilhamentos

Homens pré-históricos tinham a boca mais saudável do que a nossa

Último Vídeo

Um estudo encabeçado pelo cientista Alan Cooper, diretor do Centro Australiano de DND Ancião, foi publicado na revista Nature Genetics nesta semana. Nele, Cooper e a sua equipe de pesquisadores comprova que os homens pré-históricos tinham a boca mais saudável do que as dos homens de hoje em dia.

De acordo com as conclusões do grupo de Cooper, a dieta dos nossos ancestrais consistia era repleta de frutas, legumes e carne, o que estimulava a produção de bactérias que são benéficas para a boca — e isso facilitava a “manutenção” dos dentes e impedia que cáries e outros problemas.

O problema está no que você come

Contudo, essa situação mudou drasticamente depois da primeira Revolução Industrial. A sociedade como um todo começou a comer muitos carboidratos e açúcar, de forma que somente as bactérias prejudiciais para a saúde bocal se reproduzissem, mudando completamente o tipo de vida que fica alojada dentro da boca.

Isso quer dizer que as doenças bucais de hoje em dia são bem mais sérias do que parecem, pois são originadas do micro ecossistema que vive dentro de você — e, por conta disso, escovar os dentes e passar fio dental não é o suficiente. Cooper afirma que, para melhorar a condição da sua boca, é necessário voltar a ter uma dieta parecida com a dos homens pré-históricos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.