São necessários apenas 4 minutos de exercícios para manter a forma
388
Compartilhamentos

São necessários apenas 4 minutos de exercícios para manter a forma

Último Vídeo

Se você é do tipo de pessoa que detesta se exercitar, mas reconhece a importância da realização de atividades físicas para a saúde, já deve ter se perguntado qual é a quantidade mínima necessária para poder manter a forma. Pois de acordo com o The New York Times, pesquisadores noruegueses parecem ter descoberto a resposta para essa questão.

Primeiro, os cientistas avaliaram os efeitos de pequenos períodos de atividade intensa — geralmente variando entre 30 segundos e alguns minutos — intercalados por intervalos de descanso, cuja prática pode ser tão potente quanto a realização de sessões longas. Depois, os cientistas avaliaram os resultados alcançados após quatro períodos de atividade intensa com duração de apenas quatro minutos cada um.

“Quatro-três-quatro”

Fonte da imagem: pixabay

Durante esses períodos, os voluntários que participaram dos testes deveriam manter suas frequências cardíacas em 90% da capacidade máxima, realizando intervalos de três minutos entre as quatro sessões. Dessa forma, o tempo total de exercícios foi de apenas 16 minutos, o qual os pesquisadores concluíram que poderia ser tempo demais.

Assim, os cientistas decidiram avaliar os efeitos de apenas uma única sessão de quatro minutos, comparando o desempenho de dois grupos, um dedicado ao esquema “quatro sessões de quatro minutos intercaladas por intervalos de três minutos cada”, e o outro dedicado a uma única sessão de quatro minutos. Esse treino foi realizado três vezes por semana durante 10 semanas.

Sem desculpas

Fonte da imagem: shutterstock

Os pesquisadores observaram que ambos os grupos apresentaram melhoras significativas, tanto em seus condicionamentos físicos como em seus estados gerais de saúde. Segundo explicaram, a falta de tempo é uma das principais desculpas para que as pessoas não realizem atividades físicas, e os resultados do estudo apontaram que esse pretexto poderá ser aposentado.

E não é necessário frequentar uma academia para seguir a rotina dos quatro minutos. Vale qualquer atividade, como correr ladeira acima, nadar, subir e descer escadas, andar de bicicleta e até caminhar. O importante é aumentar a sua frequência cardíaca o suficiente durante quatro minutos, depois de consultar o seu médico, obviamente!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.