publicidade

11 mitos e verdades sobre hábitos de higiene e saúde

15/10/2018 às 02:003 min de leitura

Saúde e higiene são dois fatores que estão altamente relacionados – tanto é assim que muitas doenças de países subdesenvolvidos têm a ver com questões básicas de sanitarismo. O fato é que diariamente somos bombardeados com dicas e mais dicas sobre o que devemos e o que não devemos fazer para termos uma boa saúde e ficarmos sempre limpinhos.

O problema, nesse sentido, é que muitos produtos novos são criados mais por razões comerciais do que sanitárias mesmo, e às vezes algum hábito que você acredita ser saudável pode não ajudar em nada a sua saúde. O Huffington Post reuniu uma série de informações interessantes relacionadas a esse assunto, e nós vamos compartilhar algumas delas com você a seguir. Confira:

1 – É realmente necessário lavar as mãos depois de usar o banheiro?

Um estudo realizado em 2013 revelou alguns dados alarmantes a respeito dos nossos hábitos de higiene: 10% das pessoas simplesmente não lavam as mãos (que nojinho!); 33% delas lavam as mãos sem sabonete, e quase todas não ensaboam as mãos do jeito certo.

A verdade é que o simples ato de lavar bem as mãos pode evitar o aparecimento e o compartilhamento de diversas doenças. O ideal é esfregar as mãos com sabonete por 20 segundos antes do enxague.

2 – Os higienizadores de mãos são eficientes?

Lavar as mãos é melhor, mas quando não há um banheiro por perto e você tem um higienizador à disposição, pode confiar. Dê preferência aos produtos à base de álcool e que tenham pelo menos 60% desse ingrediente conhecido por limpar bem.

3 – Protetores de vaso sanitário são necessários?

Às vezes, você usa um banheiro público e encontra, ao lado do vaso, aqueles papéis ou plásticos de proteção, certo? O uso é recomendado apenas para quem se sente melhor assim, mas a tampa do vaso não costuma transmitir doenças. O que deveria nos preocupar mesmo são maçanetas e torneiras de banheiro!

4 – É preciso ir ao dentista duas vezes ao ano?

Depende de cada situação. Fumantes, diabéticos e pessoas que tendem a ter problemas de gengiva devem, sim, visitar um dentista com mais frequência. O mais importante é manter uma higiene bucal correta, ir ao dentista pelo menos uma vez por ano e perguntar a ele quando você deve voltar.

5 – Será que precisamos mesmo fazer um checkup anual da saúde?

É bastante popular a crença de que devemos, todos, fazer uma revisão geral da saúde pelo menos uma vez ao ano. Na verdade, não é bem assim: se você está se sentindo bem, é jovem e não tem problemas crônicos de saúde, não precisa fazer exames todos os anos.

De qualquer forma, assim como no caso do dentista, seria bacana que você fosse ao médico fazer alguns exames e que, depois desses resultados, perguntasse a ele quando precisa retornar ao consultório.

6 – Alongamentos depois das atividades físicas são realmente necessários?

Depois de pegar pesado na academia, fazer alguns exercícios de alongamento é o que ajuda seu corpo a voltar relaxar novamente e, ainda por cima, faz bem à sua saúde muscular, pois fica mais difícil se machucar nas próximas aulas.

7 – É necessário mesmo limpar a esteira de yoga toda vez?

Sim, por favor. Mesmo que durante a aula você não transpire em excesso, é fundamental higienizar o tapetezinho sempre, pois ele é feito de um material poroso que é praticamente um chamariz de microrganismos.

8 – Comer alimentos vencidos faz mal?

Sim. Se você comprou um produto que não pretende consumir em breve e vê que ele está quase vencendo, pode congelá-lo por alguns dias, mas o ideal é não ingerir nada que esteja com a data de validade vencida.

9 – É preciso lavar frutas e vegetais antes do consumo?

Por favor, faça sempre isso! Lavar frutas, legumes e vegetais é ideal para a sua saúde. Dessa forma, você evita a ingestão de resíduos de pesticidas, microrganismos diversos, bem como larvas e ovos de vermes.

10 – Temos sempre que lavar o rosto antes de dormir?

Esse hábito precisa ser levado especialmente a sério por quem usa maquiagem, protetor solar e loções faciais, afinal faz bem dormir com uma pele sem resíduos desse tipo de produto. Além do mais, se você usa cremes noturnos para a pele do rosto, é fundamental aplicá-los na pele limpinha.

11 – É preciso usar filtro solar todos os dias?

Sim, mesmo se você não vai pegar praia ou cair na piscina. Esse produto mágico protege a pele não apenas de queimaduras solares, mas também do envelhecimento precoce e do câncer de pele. O ideal é preferir a proteção de fator 30, no mínimo, e optar por uma loção que seja à prova d’água.

*Publicado em 28/01/2016

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: