
Estilo de vida
25/11/2011 às 17:04•2 min de leitura
Às vezes escapa sem querer, às vezes perdemos muito tempo escolhendo o melhor momento – mas o que não muda é o fato de que as três palavrinhas mágicas são um marco do relacionamento.
E para ver como homens e mulheres se comportam diante de uma declaração de amor foi realizada uma pesquisa no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos). Os resultados foram divulgados no Journal of Personality and Social Psychology e são surpreendentes.
Assim como estamos acostumados a ver nas comédias românticas, Josh Ackerman, pesquisador do MIT e coordenador do estudo, revelou que 64% dos voluntários que participaram da pesquisa acreditam que as mulheres são as primeiras a pronunciar o fatídico “eu te amo”.
Segundo Ackerman, estamos cercados por essa ideia de que o amor está mais relacionado às mulheres. O consenso é que elas são mais emotivas e, na contramão disso, os homens escondem seus sentimentos. No entanto, a pesquisa provou que os clichês com que convivemos não correspondem à realidade.
O estudo consistiu em entrevistas com 205 voluntários, homens e mulheres heterossexuais, que foram questionados sobre seus relacionamentos passados e atuais. E para surpresa de todos, os resultados mostram que os homens eram os mais propensos a declaram seu amor primeiro.
Ackerman ainda foi mais a fundo com seu estudo e sondou como as pessoas se sentem após ouvir as três palavrinhas mágicas em momentos diferentes do relacionamento – antes e depois da primeira relação sexual do casal.
A pesquisa aponta que as mulheres se mostraram mais felizes ao receber a declaração após a relação sexual, enquanto os homens disseram gostar mais de ouvir o “eu te amo” antes do sexo. Os pesquisadores acreditam que isso acontece porque os homens recebem a declaração como um sinal de que as mulheres estão prontas para iniciar uma relação sexual, por outro lado, as mulheres acreditam que a declaração é um sinal de comprometimento.
Porém, ao separar as pessoas em dois grupos – os que buscavam uma relação estável e aqueles que procuravam sexo casual – os estudiosos descobriram que, assim como as mulheres, os homens que gostariam de ter uma relação firme ficavam mais felizes ao ouvir uma declaração de amor depois da relação sexual.
“O estudo mostra que nem todos os homens são iguais”, finaliza Ackerman.