
Ciência
13/07/2012 às 06:42•2 min de leitura
Fonte: Thinkstock
O Toda Ela já divulgou dicas para apimentar a relação no dia a dia e em ocasiões especiais. No entanto, como cada casal é único, às vezes o esforço para recuperar a paixão entre os parceiros precisa ir além dos truques convencionais.
Um novo tratamento na área tem feito sucesso no exterior e deve conquistar alguns casais brasileiros no futuro. Chamada de karezza, trata-se de uma técnica em que o casal abre mão do orgasmo nas relações sexuais. A palavra foi citada pela primeira vez em 1896, derivada de um termo italiano, e a intenção é que a transa vá além do prazer, criando uma nova percepção, mais profunda, para o sexo.
Para alguns parceiros, a ideia pode parece estranha, mas alguns testemunhos divulgados pela ABC News atestam o contrário. O site conversou com alguns praticantes do método, que afirmam que a karezza melhorou a vida sexual e o relacionamento, criando um novo tipo de cumplicidade na vida sexual de ambos, com mais profundidade.
Em entrevista ao veículo, alguns especialistas afirmaram que a técnica atua na conexão emocional do casal, sendo que a afeição ganha destaque. Os entrevistados relataram ainda que agora praticam o sexo quase todos os dias, além de terem conquistado uma grande melhora na relação.
Fonte: ThinkstockE a karezza não é indicada apenas para os casais de meia-idade. Os especialistas explicam que os parceiros mais jovens podem apostar no método para ampliar sua intimidade, escolhendo o casamento com mais segurança. Nesse caso, é possível abrir mão do orgasmo por apenas um mês, que já seria suficiente para encarar a relação além do prazer, de maneira mais profunda.
Do aspecto biológico, o tratamento é uma forma de acabar com a “ressaca” biológica que o corpo sofre após o clímax, devido à queda da dopamina após a relação. Além disso, em longo prazo, a prática também estimula a produção de ocitocina, o “hormônio do amor”, que favorece a cumplicidade e o relaxamento.
Solução para outras disfunções
O sucesso na aplicação da karezza fez com que ela fosse vista como uma possível solução para outros problemas relacionados ao sexo. Disfunções como falta de ereção e a ansiedade excessiva que a transa gera para alguns homens podem ser melhoradas ao abrir mão do orgasmo.
Além disso, outros especialistas ainda apontam a técnica como uma alternativa para o controle da natalidade. Alguns adeptos relatam ainda melhoras em outros problemas comportamentais, como vício em álcool e pornografia.
Com o testemunho de tantos benefícios, você experimentaria a técnica?