
Ciência
13/08/2012 às 15:54•1 min de leitura
Fonte: Thinkstock
Comer demais antes de dormir, além de desconfortos, pode provocar pesadelos. Então, qual dos nossos hábitos do dia a dia nos faria ter sonhos eróticos?
De acordo com os pesquisadores da Shue Yan University, em Hong Kong, a posição em que dormimos influencia bastante no tipo de sonho que temos. Sendo assim, dormir de bruços seria a maneira mais fácil de ter sonhos picantes.
O estudo – publicado no periódico Dreaming – concluiu que as pessoas que dormem sobre a barriga relatam sonhos relacionados ao sexo e perseguição com maior frequência do que as pessoas que dormem em outras posições. Acredita-se que essas tendências aumentem porque a posição dificulta a respiração e favorece estímulos cerebrais que facilitam experiências oníricas mais intensas.
O jornal The Daily Mail informa que o estudo foi coordenado pelo pesquisador Calvin Kai-Ching Yu e contou com a participação de 670 estudantes, sendo dois terços mulheres, que responderam perguntas sobre a maneira como dormiam e os sonhos que tinham.
“Esse estudo revela evidências de que as experiências oníricas, especialmente seu conteúdo, podem ser influenciadas de acordo com a posição durante o sono. Acredito que, enquanto dormimos, o cérebro se mantém ligado ao mundo externo e os estímulos do meio são provavelmente incorporados nos sonhos com mais frequência do que as pessoas observam ou imaginam. O cérebro das pessoas que sonham tenta fazer sentido e até mesmo aproveitar os estímulos que vêm de fora”, explica o coordenador do estudo.