Acerte nas escolhas no fast fashion

17/11/2011 às 13:022 min de leitura

Quem quer seguir as tendências hoje não precisa gastar muito. Com a rapidez da disseminação do que está em alta, em poucos dias as peças que fizeram sucesso nas passarelas já podem ser encontradas em vitrines de redes de fast fashion como Zara, TopShop, H&M e C&A.

No entanto, apesar de muitas das roupas dessas lojas serem irresistíveis aos olhos e ao bolso, nem sempre elas representam boas compras. Estampas repetidas em série e tecidos que deixam a desejar na qualidade são apenas alguns fatores que podem fazer o barato sair mais caro que você imagina.

Por isso, é importante investir em opções que valham a pena. Com as escolhas certas, é possível compor visuais seguindo a moda hi-lo, mesclando peças de grife com outras de lojas de departamento, formando looks que são sofisticados e acessíveis ao mesmo tempo.

Em geral, para acertar na compra, você deve levar em consideração três detalhes: o acabamento, o caimento e o tipo de tecido usado em cada modelo.

Esse último é o mais importante. Isso porque, para garantir os preços baixos, é comum que as redes de fast fashion invistam em materiais sintéticos de baixa qualidade, fazendo com que a durabilidade da roupa fique comprometida. Além disso, elas também tendem a esquentar mais e ficar com um odor desagradável em um tempo menor. Por isso, leia com atenção a etiqueta e prefira as versões feitas com tecidos naturais, como algodão, linho e seda.

Confira outras dicas para garantir boas escolhas, independente da marca escolhida.

Reserve tempo para as compras

Na hora de ir às compras em lojas de departamento, escolha aquela tarde tranquila e sem compromissos. Afinal, você vai precisar de tempo para olhar bem todas as prateleiras e garimpar as melhores opções.

Além disso, depois de escolher com calma o que lhe agrada, é preciso ir para o provador sem pressa. Como a produção dessas redes é feita em série, pode ser que algumas peças tenham defeitos na modelagem e comprometam o caimento.

Por isso, experimente tudo o que você gostou e confira cada detalhe.

Aproveitando os preços baixos

As lojas de departamento são sempre uma boa opção para quem quer renovar o guarda-roupa sem gastar muito. Porém, existem algumas épocas do ano em que é possível economizar ainda mais.

A virada da estação, quando há troca de coleções, é um bom exemplo. É nesse período que acontecem as liquidações, em que não são apenas as peças encalhadas que ganham descontos relevantes.

Coleção da Versace para H&M. Fonte: Divulgação

E quem está à procura de modelos mais sofisticados pode investir ainda em itens desenvolvidos em parcerias das redes com estilistas famosos. Gisele Bündchen, Kate Moss, Versace, Missoni e Carina Duek já mostraram seu talento em linhas que voaram das prateleiras por unir elegância e preços acessíveis.

Vale ressaltar, no entanto, que os valores atraentes e a variedade de peças devem ser encarados com autocontrole. Afinal, não vale sair carregada de sacolas cheias de roupas que dificilmente sairão do guarda-roupa.

Invista em peças básicas e clássicas

Enquanto escolhe o que você vai provar, evite modelos com estampas marcantes. Como são produzidos em grande número, a chance de você encontrar várias pessoas usando uma peça igual à sua é muito grande.

Por isso, prefira incluir nas sacolas roupas básicas e clássicas, que sempre estão em alta, independente das tendências. É o caso das calças jeans, camisetas, camisas, calças de alfaiataria e blazers bem cortados. Tons neutros e fáceis de combinar também são sempre melhores opções.

Mas isso não significa que você precisa ignorar os modelos-tendência. Leggings de tecidos iluminados são apenas um exemplo de peça que você pode ter em seu armário para compor looks acessíveis a preços amigáveis.

O segredo é priorizar o seu estilo na hora de comprar. Assim, independente de onde a roupa é vendida, ela sempre irá combinar com o que você já possui no seu closet sem erros.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: