Cientistas conseguem ampliar sentidos de cobaias usando implantes cerebrais

16/08/2013 às 13:491 min de leitura

De acordo com a linha de pensamento originada por algum filósofo muito antigo, nosso mundo é determinado pelas sensações provenientes de nossos sentidos. Por isso, as limitações de tato, olfato, paladar, visão e audição são também o mais longe que podemos chegar em nossa percepção de realidade. Em outras palavras, não podemos ouvir frequências baixas demais nem contar com visão ultravioleta ou infravermelha.

Mas se fosse possível ultrapassar os limites do corpo físico e elevar as capacidades sensoriais até níveis muito mais desenvolvidos? Mesmo que isso possa parecer conversa de histórias em quadrinhos (vide X-Men), em um estudo realizado recentemente, cientistas conseguiram desenvolver em cobaias a habilidade de ver em infravermelho.

Os resultados obtidos pelos cientistas mostram que o cérebro é um órgão tão flexível que pode se tornar capaz de processar dados completamente novos, inclusive no que diz respeito às capacidades sensoriais humanas. Com isso, podemos imaginar que as pessoas poderão (um dia, quem sabe) sentir toques mesmo sem contato físico, enxergar frequências impossíveis e até mesmo desenvolver um sexto sentido — que estaria ligado com a orientação geográfica magnética da Terra.

Fonte da imagem: Reprodução/ScientificAmerican Sobre essa nova publicação, o neurocientista Miguel Nicolelis, da Universidade de Duke, juntamente com seus colegas pesquisadores, conseguiu treinar seis cobaias no uso de visão infravermelha. Para conseguir a façanha, o grupo utilizou alguns implantes cerebrais, que se mostraram eficazes mesmo depois de alguns meses da implantação.

Ao ver avanços como esses, não podemos deixar de nos questionar: “Será que algum dia seremos iguais aos X-Men?”.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: