Conheça o projeto que transforma xixi em cerveja

07/07/2015 às 11:292 min de leitura

Todo cervejeiro que se preze sabe a regrinha básica da bebida: uma hora você vai ter que ir ao banheiro. E todo cervejeiro também sabe a segunda regra básica: depois da primeira urinada, a vontade de fazer xixi será constante.

É tanta urina sendo desperdiçada nas latrinas pelo mundo afora que um festival de rock dinamarquês teve uma ideia inusitada. Eles estão reaproveitando o xixi dos foliões para produzir cerveja! Mas calma lá, não é como você está imaginando – se é que você está pensando em usar o próprio líquido amarelo na fabricação da preciosidade.

Xixi como fertilizante

O festival Roskilde de 2015 reuniu mais de cem mil pessoas em uma semana de shows na cidade dinamarquesa de mesmo nome. Artistas como Muse, Pharrell Williams, Florence and the Machine, Paul McCartney e até o brasileiro Tom Zé estavam no line up do festival, que aconteceu de 27 de junho a 4 de julho deste ano.

Festival de Roskilde reuniu 100 mil pessoas na Dinamarca

A novidade deste ano foi que os organizadores do evento recolheram a urina da galera para irrigar campos de cevada da região. O recurso, apelidado de Beercycling, deve produzir as primeiras cervejas adubadas com xixi para o festival Roskilde de 2017. “A enorme quantidade de urina produzida no festival estava causando um impacto negativo no meio ambiente e em nosso sistema de esgoto”, explicou Leif Nielsen, diretor de comunicação do Conselho de Agricultura e Alimentação da Dinamarca.

“O Beercycling vai transformar litros de urina em um recurso”, continuou Nielsen. Além disso, ele acredita que o conceito de sustentabilidade está em pauta no mundo hoje em dia, e todo projeto que se prove sustentável deve ser aproveitado. “O fato de o rock estar envolvido vai ajudar a divulgar ainda mais a nossa mensagem”, complementou o diretor.

Xixi dos festeiros será reaproveitado para irrigar plantações de cevada na Dinamarca

“O projeto Beercycling é uma solução sustentável no qual a urina não é enviada pelo ralo e acaba se tornando um produto útil”, disse Henrik Rasmussen, diretor do festival. Ele também comenta que a quantidade de pessoas que frequenta o evento o torna um ótimo laboratório para testar a eficácia do projeto para toda a sociedade.

Urina purificada

Entretanto, o Beercycling não é o único projeto no mundo a fazer cerveja a partir da urina. Em Portland, nos EUA, uma cervejaria está tentando obter a licença para produzir o líquido sagrado a partir da purificação do xixi! É isso mesmo: tem gente querendo usar o mesmo líquido que urinamos como matéria-prima para a cerveja. Aí já é meio demais, não acham?

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: