Ondas submarinas são fotografadas do espaço
02
Compartilhamentos

Ondas submarinas são fotografadas do espaço

Último Vídeo

Existem muito mais ondas no mar do que você pode ver. E não estamos falando de ondas que quebram na superfície, provocando espumas brancas, mas de ondas que ocorrem embaixo da água, ou seja, longe dos olhos de quem está na praia. E por mais estranho que pareça, uma das formas de observar essas ondas internas não é mergulhando, mas orbitando ao redor da Terra.

Pelo menos isso é o que indica a foto capturada no último dia 18 por astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) e divulgada recentemente pela NASA. Na imagem, é possível perceber uma sequência desse tipo de ondas vista ao norte das ilhas caribenhas de Trinidad. Esse tipo de fenômeno natural pode ser visto do espaço graças ao reflexo dos raios solares em direção à ISS.

Segundo o MIT, essas ondas são criadas pelas diferenças na densidade de diversas camadas de água, principalmente quando a água se move em depressões ou montanhas submarinas. As ondas internas costumam ser grandes, com até 100 metros de altura e comprimento que chega a centenas de quilômetros.

Além das ondas, também é possível ver uma grande quantidade de sedimentos sendo carregada pela corrente equatorial, que vai do leste para o oeste e leva esse material da África para o Caribe. Pelo visto, um astronauta pode aproveitar ainda mais a estadia no espaço se souber, também, um pouco sobre os oceanos.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.