(Fonte da imagem: Reprodução/DARPA)

A septicemia é uma infecção generalizada bastante grave que pode ocorrer no organismo e causar a morte. Apesar de poder ser combatida através de antibióticos potentes, ela é responsável por milhares de falecimentos todos os anos.

E, para dar uma mãozinha aos muitos cientistas trabalhando para encontrar uma cura eficaz para essa terrível infecção, a DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA) decidiu lançar um joguinho online com o qual todos podem se divertir enquanto ajudam os pesquisadores a ganhar tempo.

Simulação interativa

A agência criou uma espécie de quebra-cabeça online que traz a simulação de uma proteína. Qualquer pessoa pode acessar o site Foldit e brincar, rearranjando a estrutura para criar um novo formato estável e único. Quando uma nova proteína é criada por alguém, o resultado é enviado aos pesquisadores para que seja avaliado.

A brincadeira, na verdade, oferece aos cientistas milhares de possibilidades de combinação da proteína, enviadas por pessoas de todo o mundo. Dessa forma, eles ganham tempo — ao não ter que criar as simulações eles mesmos e ter milhares de pessoas fazendo isso enquanto se divertem —, além de ter acesso a perspectivas completamente diferentes e inusitadas, que podem apontar para novas maneiras de tratar a doença. Interessante, não?

Fontes: DARPA, Foldit e Mashable