De acordo com o site IT WORLD, uma pesquisa realizada pelo pessoal do MIT — Massachusetts Institute of Technology —, nos Estados Unidos, sugere que os tipos de fontes utilizadas pelos dispositivos presentes no painel dos veículos podem ser altamente distrativos, inclusive levando os motoristas a provocar acidentes de trânsito.

Os pesquisadores sugerem que letras com formas menos quadradas — como as da classificação Vox-ATypl — demandam menos atenção por parte dos motoristas na hora de conferir alguma informação de relance em dispositivos presentes no carro — como GPS, computadores de bordo, rádios etc. —, permitindo que o conteúdo seja lido mais facilmente e distraindo menos o condutor.

Já as fontes com formas mais quadradas — como as da classificação Grotesque, normalmente utilizadas nesses dispositivos —, são mais difíceis de ler. E a diferença na demanda de atenção foi bem significativa: durante os testes (com homens de 36 a 75 anos de idade), as fontes com formas mais quadradas exigiram uma atenção visual 12% maior, uma distração que, em termos de distância, representa 15,4 metros para um carro se deslocando por uma rodovia dos Estados Unidos.

Você pode ativar as legendas em português no menu do vídeo.

Fontes: MIT e IT WORLD