Plumagens da Folies Bergère são leiloadas em Paris

15/06/2012 às 14:451 min de leitura

Fonte: Divulgação/Folies Bergère

(Reuters) - Muitas penas serão leiloadas em Paris neste final de semana, quando os extravagantes arranjos de cabeça, as peles e os reduzidos trajes cintilantes dos espetáculos da Folies Bergère encontraram um novo lar com o maior lance.

Símbolo da joie de vivre da virada do século, a Folies Bergère era um palácio de frivolidade e de entretenimento popular, repleto de garotas quase nuas adornadas por franjas e babados exagerados. Agora, cerca de 6.000 trajes, pôsteres, programas e parafernália da coleção da ex-diretora Hélène Martini - apelidada de "a Imperatriz da Noite" - foram vendidos em 9 e 10 de junho pelos leiloeiros Bailly-Pommery & Voutier.

Plumas, lantejoulas, brilhos e todo tipo de recurso frufru estavam no leilão. De uma anágua florida de cinco camadas digno do mais entusiástico cancã a toucas avant-garde que não pareceriam fora de lugar em Las Vegas.

Estelle Danière, a última líder do coro da Folies, disse que ficou emocionada ao ver todos os antigos trajes em exibição na antiga bolsa de valores de Paris. "Se eles pudessem falar, o que diriam? Eles teriam muitas anedotas", disse Estelle, usando um traje de prata cintilante com uma fenda alta, a jornalistas na sexta-feira. "Espero que encontrem alguém que lhes dê uma segunda vida", ela disse. "Eles merecem - encontrar os holofotes de novo e fazer outro show".

Durante seus dias de glória, a Folies Bergère inspirou pintores como Manet e Toulouse-Lautrec, que retrataram as garçonetes e as dançarinas, além de seus admiradores de olhares provocativos.

Também forneceu uma plateia extasiada para os maiores talentos do music-hall, da estrela de cabaré de Montmartre Jane Avril a queridinha da época do jazz Josephine Baker, que virou lenda depois de sua primeira aparição trajando pouco mais do que uma saia feita de bananas.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Artes/cultura

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: