Ciência
02/10/2012 às 12:56•1 min de leitura
[nznvideo]{@{iframe src="http://player.vimeo.com/video/49934358?color=ffffff" width="600" height="400" frameborder="0" webkitallowfullscreen="" mozallowfullscreen="" allowfullscreen=""}@}{@{/iframe}@}[/nznvideo]
A Turquia é dividida em duas partes — a asiática e a europeia — pelo Mar de Mármara, e existe um projeto para a construção de um canal (o Canal de Istanbul) para conectar essas duas regiões. Durante as obras, os construtores terão que dragar uma gigantesca quantidade de terra e um empreendedor turco já tem uma ideia do que fazer com todo esse material.
De acordo com o site core77, o pessoal da Dror Benshetrit apresentou o incrível projeto de construção de uma ilha com a terra dragada do canal — estimada em 1 bilhão de metros cúbicos — que, além de ser sustentável e contar com diferentes ambientes, poderá servir de residência para uma comunidade de 300 mil pessoas.
Microecossistemas
Batizada de Havvada Island, os responsáveis pelo projeto pretendem construir 6 morros, todos eles ocos e focados para diferentes propósitos — esportes e saúde, negócios, entretenimento, educação, um museu e um estádio —, com uma área central dedicada às compras e à alimentação.
Em vez de sistemas de ar condicionado convencionais, a ilha será refrigerada através de um sistema que utilizará a própria água do mar, e a estrutura gerará energia de sobra através de placas solares distribuídas por toda a ilha e a partir de torres de energia eólica instaladas próximo ao local.
Além disso, os resíduos gerados serão sugados através de uma rede de tubos e encaminhados para reciclagem e os domos geodésicos dos morros servirão para captar a água das chuvas e formar microecossistemas para cada um dos ambientes da ilha. Confira abaixo mais imagens do projeto e conte para a gente o que você acharia de viver em uma ilha como essa.
Fontes: Dror Benshetrit e core77
Via Tecmundo