Ciência
24/06/2013 às 08:30•1 min de leitura
Enquanto muitos artistas escolhem colorir as ruas das cidades com tintas e sprays, a designer Magda Sayeg investiu em fios e agulhas para dar uma cara nova às ruas de diversas cidades.
O portal Design Milk conta que, depois das primeiras instalações que promoveu nas ruas, a designer ficou conhecida como a responsável pelo movimento que, pouco tempo depois, viria a se chamar “Yarn Bombing”, ou algo como “Guerrilha de Fios”, em tradução livre.
No vídeo, a artista conta que, por lhe faltarem latas de spray, ela investiu em técnicas como o tricô e o crochê para interferir em espaços urbanos, trazendo vida e mudando a percepção das pessoas quanto a diferentes partes da cidade.
Um de seus trabalhos mais impressionantes consiste em um ônibus da Cidade do México que teve toda sua lataria coberta por pedaços de malha tecida. Nem mesmo as rodas, para-lamas e faróis escaparam da ação das agulhas de Magda.
Hoje o movimento já se espalhou ao redor do mundo e é possível encontrar diversos espaços cheios de vida pela presença de tricôs e crochês que embelezam a paisagem. Magda Sayed continua trabalhando com Yarn Bombing em parceria com grandes empresas – como Etsy, Mini Cooper, Gap e muitas outras –, além de expor seus trabalhos em renomadas galerias de arte ao redor do mundo.
Na galeria abaixo, você confere algumas das instalações do movimento que foram desenvolvidas por Magda Sayeg: