Bicharada africana manda ver em frutinhas e acaba caindo de bêbada [vídeo]

25/03/2013 às 05:502 min de leitura

Você já assistiu ao vídeo acima, no qual diversas espécies de animais africanos enchem as barriguinhas de marula — um fruto da família da manga que cresce naturalmente na África e é a base da famosa bebida Amarula — e, depois de um tempinho, começam a apresentar sinais claros de embriaguez? Sensacional, não é mesmo?

Aparentemente, os fãs número um da fruta são os elefantes — inclusive são eles os “garotos propaganda” do conhecido licor cremoso —, embora ela seja muito apreciada por outros animais também, como macacos, girafas e avestruzes. Reza a lenda que a bicharada se alimenta das marulas supermaduras e em processo de fermentação que caem das árvores, ficando bêbada e protagonizando cenas pra lá de hilárias.

Vexame no mundo animal

Assim como os humanos — que passam por situações bem parecidas —, parece que, após ficarem sóbrios, os animais voltam para se divertir novamente. No entanto, será que essa história dos animais bêbados é verdade? Apesar da evidência capturada em filme, o pessoal da National Geographic publicou uma matéria sobre um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, que aponta que tudo não passa de lenda.

De acordo com os pesquisadores, os elefantes apresentam hábitos alimentares bem conhecidos, e costumam comer frutos diretamente das árvores, e não os que estão estragando no chão. Além disso, os pesquisadores apontam que as marulas são muito apreciadas por outros animais também, e que poucos frutos são deixados tempo o suficiente para entrar em estágio de fermentação.

Derrubando o mito

Outras questões apontadas pelos pesquisadores são que os frutos, depois de consumidos, não ficam no sistema digestivo dos animais tempo suficiente para fermentar nos estômagos — outra lenda —, e também que o próprio processo de metabolização do açúcar presente na marula transforma essa substância em ácidos graxos voláteis, e não em álcool. E voltando aos elefantes, imagine só a quantidade de álcool necessária para deixar um animal desses bêbado!

Os pesquisadores calcularam isto: são necessários cerca de 2 litros de etanol para que os paquidermes comecem a ficar alegrinhos. E mais: caso fosse possível que o açúcar dos frutos fosse metabolizado em álcool, se são necessários 200 frutos para fazer 1 litro de vinho de marula, os elefantes teriam que engolir mais de 1.400 frutinhas podres para começar a ficar bêbados. De qualquer maneira, a história sobre os animais africanos bêbados é mais engraçada, você não acha?

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: