Pesquisadores afirmam: o seu gato não precisa de você

28/04/2017 às 02:002 min de leitura

Pesquisadores que não tinham mais nada para fazer da vida resolveram provocar os gatólogos de plantão (como eu) publicando um estudo que diz que o seu gato não precisa tanto assim de você. Os resultados foram divulgados pelo PLOS One Journal.

De acordo com o artigo, os pesquisadores analisaram 20 gatos domésticos colocados em ambientes com os quais eles não estavam acostumados. Para acompanhá-los, seus donos e alguns desconhecidos também estavam no recinto. De acordo com a pesquisa, os felinos não sofreram nem um pouquinho quando foram deixados sozinhos.

“Embora os gatos vocalizem mais na companhia de seus donos, não vimos qualquer evidência adicional para dizer que o vínculo do animal com o seu proprietário é encarado pelos bichanos como um ‘porto seguro’”, disse Daniel Mills, professor de Medicina Veterinária  Comportamental da Universidade de Lincoln, na Inglaterra.

"Julgando mentalmente essa pesquisa"

O lado bom da pesquisa

Apesar do resultado, os cientistas explicam que essa descoberta não deve ser encarada como uma coisa ruim. Eles explicam que, quando os gatos não se sentem seguros com você, eles não têm qualquer tipo de pudor em lhe dar as costas e sair do recinto. Assim, quando um bichano resolve ficar na sua companhia, é porque ele realmente está a fim de fazer isso.

Outro ponto a ser ressaltado é o fato de que a pesquisa foi feita com uma amostra muito pequena de gatos. E como o comportamento felino tem muito mais nuances do que podemos prever, o seu gatinho pode ser diferente dos estudados. Ah, bom!

Essa pesquisa lembra uma outra que diz que os gatos são animais frios, insensíveis e que não te amam. Porém, há quem diga que eles encaram o dono como uma espécie de companheiro felino grandão. E tem quem acredite que o gatos sequer são tão domesticados como a gente pensa. E para você, caro leitor? Como você acha que seu animalzinho fica na sua ausência?

*Publicado em 15/9/2015

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: