Terra aparece entre os anéis de Saturno em imagem capturada pela Cassini
22
Compartilhamentos

Terra aparece entre os anéis de Saturno em imagem capturada pela Cassini

Último Vídeo

Dê uma boa olhada na imagem acima. Viu aquele pontinho brilhante bem ali, entre os anéis de Saturno? Somos nós! Ou melhor, é o nosso planetinha — visto a extraordinários 1,4 bilhão de quilômetros de distância pela sonda espacial Cassini da NASA.

Segundo a agência espacial, o registro foi capturado no dia 12 de abril e, a partir do horário em que ele foi realizado, os astrônomos calcularam que a região da Terra que se encontrava voltada para a direção de Saturno naquele momento correspondia ao sul do oceano Atlântico.

Aliás, a NASA também divulgou uma versão ampliada da mesma imagem, e nela a Lua pode ser vista, à esquerda do nosso planeta — na forma de um pontinho brilhante menor ainda. Veja a seguir:

Viu o "cisquinho" ali do lado? É ela, a Lua

Caso você tenha ficado curioso, os anéis que aparecem no registro são o A, na parte superior, e o F, visível na parte inferior, e durante a observação, eles se encontravam à contraluz, isto é, “de costas” para a luz solar. Mais precisamente, a captura consiste em um mosaico de imagens clicadas enquanto o disco de Saturno bloqueava o Sol.

Além disso, dois espaços famosos, o Encke e o Keeler, podem ser vistos no registro, e ambos os espaçamentos se encontram no anel A. O Keeler conta com pouco mais de 40 quilômetros de largura e é criado pela presença da lua saturniana Dafne. Já o Encke — bem mais evidente na parte superior da imagem — possui cerca de 325 quilômetros de largura e é resultado da presença do satélite Pan.

***

O Mega está concorrendo ao Prêmio Influenciadores Digitais, e você pode nos ajudar a sermos bicampeões! Clique aqui e descubra como. Aproveite para nos seguir no Instagram e se inscreva em nosso canal no YouTube.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.