Veja como a NASA pretende defender a Terra de uma colisão espacial

05/07/2017 às 10:462 min de leitura

Como você sabe, já faz tempo que os astrônomos vêm quebrando a cabeça para encontrar formas de salvar o nosso planeta no caso de que uma rocha espacial se encontre em rota de colisão conosco. Uma das ideias seria, conforme já mencionamos em uma matéria anterior aqui do Mega Curioso, enviar uma nave até o pedregulho em questão, dar uma trombadinha contra ele e desviá-lo de seu curso.

Pois, de acordo com Amanda Kooser, do site c|net, a turminha da NASA resolveu avançar nessa ideia e trabalhar no desenvolvimento de uma missão-teste chamada DART — de Double Asteroid Redirection Test — que, de momento, tem como alvo um par de asteroides chamados Didymos A e B, cujas órbitas os aproximarão da Terra em 2022, e novamente em 2024.

Aliás, antes que você comece a planejar a sua fuga para as colinas, saiba que a agência espacial garantiu que, nessas duas ocasiões, embora os cálculos mostrem que os astros deverão passar bem perto de nós, não existe qualquer risco de colisão.

Empurrão

Segundo Amanda, Didymos A é um pouco maior do que Didymos B, e a NASA pretende enviar a espaçonave em rota de colisão contra o menor deles para ver o que acontece. O dispositivo terá o tamanho de uma geladeira, mais ou menos, e atingirá a rocha espacial a uma velocidade de 6 quilômetros por segundo — isto é, a uma velocidade cerca de nove vezes mais rápida do que um projétil.

Didymos A e B

E, enquanto a nave acerta o asteroide em cheio, os cientistas da NASA estarão por aqui assistindo a tudo — e vendo se a trombada é suficiente para alterar a rota da rocha espacial. Afinal, segundo explicaram os responsáveis pela missão, os astrônomos não conhecem muito sobre a composição e a estrutura interna desses astros para saber, com certeza, como eles responderão ao teste.

Mas, caso os resultados do experimento sejam positivos, a missão poderá servir de base para o desenvolvimento de novos planos de deflexão de objetos celestes potencialmente perigosos. Veja a animação que a NASA divulgou sobre a DART a seguir:

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: