Artes/cultura
02/05/2019 às 02:31•2 min de leitura
Um estudo recente mostrou que beber álcool antes de dormir aumenta o nível de ondas alfas no cérebro. Esse tipo de atividade é comum quando você está descansando, porém acordado. O resultado disso é que seu sono alcoolizado tende a ser mais interrompido. “Mas Mega, depois de beber eu capoto na cama. E aí?”. Então, outro estudo mostra que, apesar de isso realmente acontecer em um primeiro momento, a tendência é de que o sono seja mais instável. Por isso, cientistas dizem que evitar o álcool trará uma noite de sono melhor. E, como consequência, você notará melhoras no humor, na concentração e no desempenho no dia seguinte.
Noites mais bem dormidas melhoram sua disposição
Uma pesquisa mostrou que a ingestão de álcool deixa nossos sentidos à flor da pele, e que isso faz com que tenhamos mais vontade de comer. Um estudo feito com mulheres mostrou que aquelas que consomem álcool à noite ingerem até 30% a mais de comidas à noite do que mulheres que não beberam nada. Ou seja, se você estiver pensando em emagrecer, uma boa tática é evitar ficar de porre.
O álcool te deixa com mais vontade de comer
Agora, um alerta: não adianta substituir um vício por outro. E é isso que pode acontecer se você parar de beber, já que algo vai precisar lançar dopamina na sua corrente sanguínea. Esse medidor químico da “recompensa” é bastante ativado com ingestão tanto de álcool quanto de açúcar. Por isso, é possível que sua necessidade de comer substâncias doces aumente. Isso também explica como muita gente sente a necessidade de comer algo docinho depois de beber algum drink.
Você poderá sentir compulsão em comer doces
Como falamos mais acima, o consumo de álcool eleva sua vontade de comer e tem relação com o consumo de doce. Cortando as bebidas, você pode diminuir a ingestão de alimentos – só não caia na furada de substituir os drinks por doces. Além disso, as próprias bebidas contêm uma grande quantidade de calorias. Ao parar com o álcool, você pode dimunir sem nem notar.
Cortar álcool poderá fazer você diminuir de peso sem nem reparar
Quem bebe frequentemente sabe dos efeitos diuréticos do álcool: quanto mais você bebe, mais você urina. O álcool também diminui o hormônio antidiurético, que é o responsável por reter a água no corpo. Assim, quando você para de beber, seu corpo passa a normalizar a quantidade de água dentro dele. Dessa forma, a pele fica menos ressecada e com uma aparência mais saudável.
Sua cútis vai ficar melhor
Tirando as poucas festas open bar para as quais você é convidado, beber custa caro. Se você escolhe drinks refinados, você vai gastar muito. Se você vai para o lado mais econômico, acaba ficando bêbado e gastando muito também. Por isso, coloque na ponta do lápis o quanto você economizaria no final do mês se cortasse os porres diários.
Sua carteira vai ficar recheada por mais tempo
O álcool está associado a um aumento no risco de câncer de fígado, boca, mama, cólon e reto. Parar de beber vai fazer com que esse risco diminua na sua vida. Entretanto, vários estudos apontam que beber moderadamente pode reduzir a probabilidade de desenvolver um problema cardíaco. Logo, se você parar de beber, as chances de morrer do coração aumentam. Faça sua escolha. Mas leve todos os prós e contras em consideração.
O que você prefere?