Brinde feliz! Estudo aponta que beber champagne pode melhorar a memória

02/12/2015 às 11:112 min de leitura

O fim de ano está chegando — e com ele os brindes com champagne! Pois quem gosta da bebida agora tem mais um motivo para comemorar e não ter que esperar apenas por ocasiões especiais para abrir uma garrafa e bebericá-la com mais frequência.

De acordo com Maria Valdez, do portal Latin Times, pesquisadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, revelaram que tomar entre uma e três taças de champagne por semana pode melhorar a memória e prevenir o surgimento de doenças cerebrais degenerativas.

Ação beféfica

Segundo Maria, os cientistas descobriram que o consumo regular e moderado de champagne pode ajudar a evitar a perda de memória associada com o envelhecimento, assim como retardar o surgimento de problemas como a demência, por exemplo.

Os pesquisadores explicaram que o nosso organismo conta com uma série de proteínas associadas com o armazenamento de memórias no cérebro. Acontece que elas vão desaparecendo conforme vamos envelhecendo, tornando a fixação de informações menos eficiente — comprometendo a nossa memória.

Entretanto, os cientistas descobriram que os compostos fenólicos presentes no champagne podem desacelerar a perda dessas proteínas e, consequentemente, prevenir o declínio cognitivo que ocorre em decorrência do envelhecimento cerebral. Conforme explicaram, os compostos da bebida agem sobre a memória espacial, responsável por armazenar informações relacionadas com ambiente.

Além disso, os compostos fenólicos podem alterar o número de proteínas associadas com o armazenamento de memórias, ajudando a modular os estímulos no córtex cerebral e no hipocampo — que são regiões envolvidas no controle do aprendizado e da memória.

Tim tim!

Para descobrir os efeitos do champagne sobre a memória, os cientistas conduziram experimentos com ratinhos de laboratório, que receberam pequenas doses da bebida com sua comida durante seis semanas. Depois, os pesquisadores observaram os animais percorrendo um labirinto em busca de alimentos — e os que consumiram o champagne conseguiram concluir o teste com 70% de sucesso, contra 50% dos que não tiveram contato com a bebida.

De acordo com o estudo, o consumo regular da bebida durante apenas seis semanas fez com que a concentração de proteínas associadas com a memória dobrasse nos ratinhos, surpreendendo os pesquisadores. Segundo disseram, o champagne possui uma quantidade mais elevada de compostos fenólicos em sua composição do que o vinho branco, e esses compostos, que até então não tinham qualquer atividades biológica conhecida, parecem ser os responsáveis pelo efeito benéfico.

Os pesquisadores agora pretendem replicar os mesmos resultados com seres humanos — e estão muito otimistas. Afinal, estudos anteriores já haviam associado o consumo de champagne com a redução no risco de surgimento de problemas cardiovasculares e na ocorrência de derrames, portanto, é possível que em breve mais um benefício seja relacionado com a bebida.

Você sabia que o consumo regular de champagne pode ser benéfico para a saúde? Comente no Fórum do Mega Curioso

Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: