
Estilo de vida
03/08/2012 às 07:03•2 min de leitura
Fonte: Thinkstock
Você já reparou que em certa fase do mês o seu rosto fica mais atraente e você se sente mais bonita? A pele fica mais viçosa, os cabelos mais sedosos e até os lábios parecem que ficam mais cheios. Pois, tudo isso pode acontecer em relação à época do ciclo menstrual em que você está. De acordo com uma nova pesquisa realizada aqui no Brasil, os rostos das mulheres ficam realmente mais atraentes durante o período fértil.
O estudo foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, pela psicóloga Lina María Perilla-Rodríguez.
Segundo a avaliação revelou, na fase mais fértil do ciclo menstrual, a Fase Folicular Tardia (FFT), as mulheres são consideradas mais atraentes pelos homens do que quando estão na fase menos fértil, ou Fase Lútea (FL). Vale destacar que todas as mulheres pesquisadas para este resultado não tomavam anticoncepcional hormonal.
O estudo, divulgado pela Agência USP, faz parte da tese de doutorado “A atratividade facial feminina em função da etapa do ciclo menstrual”, que foi defendida em fevereiro de 2012, sob a orientação do professor Sérgio Fukusima.
Avaliação e resultados
De acordo com as informações divulgadas, a pesquisa foi feita da seguinte forma: durante a avaliação, duas fotos do rosto de 18 mulheres em fase reprodutiva (dos 18 aos 42 anos), obtidas nas fases fértil e infértil do ciclo, eram apresentadas a 64 julgadores voluntários do sexo masculino, maiores de 18 anos, que deviam apontar a mais atraente e indicar um nível de atratividade para cada retrato.
Feito isso, as avaliações se dividiram em duas etapas: na primeira, 62% dos rostos fotografados na fase fértil foram escolhidos como mais atraentes, contra 38% na fase infértil. Na segunda etapa, foram excluídos das fotos cabelos e orelhas. Assim, o resultado mudou para 58% na fase fértil, contra 42% na infértil.
Segundo as informações da Agência USP, a psicóloga relatou as alterações que acontecem nos rostos das mulheres que não fazem uso de hormônios contraceptivos: “Basicamente, o que muda são os tecidos moles do rosto: os lábios ficam um pouco mais volumosos e o rosto fica mais arredondado na região das bochechas. Mas são mudanças muito sutis”, afirma.
A pesquisa também comparou a variação da atratividade de mulheres que não faziam uso do anticoncepcional hormonal e outras que o utilizavam. O resultado foi uma diferença não significativa no nível de atração: houve 52% de preferência pelos rostos na fase fértil, contra 48% pelos rostos da infértil. A pesquisadora Lina María explica que nessas mulheres não ocorrem as mudanças hormonais características da transição de fase menstrual, conforme a ovulação, e essa pode ser uma das razões pelas quais não são detectadas alterações na atratividade.