Sono no trabalho pode ser causado pelo ar

22/10/2012 às 14:012 min de leitura

Fonte: Thinkstock

Mesmo dormindo bem de noite, chega uma hora durante o horário de trabalho em que bate aquele sono e você mal consegue deixar os olhos abertos? Muita gente pode culpar um almoço pesado, stress ou um cansaço geral por esse efeito.

Porém, esses fatores podem não ter nada a ver com o sono que acomete muita gente no ambiente de trabalho ou na sala de aula. O culpado pode ser o excesso de dióxido de carbono no ar, segundo uma pesquisa divulgada em um artigo no Daily Mail.

De acordo com pesquisadores da State University of New York e da University of California, os altos níveis de dióxido de carbono em escritórios e salas de aula podem afetar a concentração e a capacidade de tomada de decisões. Mas, de onde vem essa grande quantidade dessa substância? De nossa própria respiração, pois inspiramos o oxigênio e exalamos o dióxido de carbono. Sim, a principal fonte de CO2 nos ambientes são os próprios seres humanos.

Segundo as informações do Daily Mail, enquanto a concentração de dióxido de carbono em lugares abertos é de 380 partes por milhão (ppm), em ambientes fechados este número pode chegar até mil partes por milhão. Assim, os níveis altos de CO2 acontecem devido à baixa ventilação, que é geralmente o resultado da busca por um consumo menor de energia em alguns prédios comerciais.

Fonte: Thinkstock

Os cientistas descobriram que a concentração deste composto químico em edifícios normalmente não excede os 1 mil ppm, exceto nas salas de reunião, onde grupos de pessoas ficam juntas por um longo período de tempo (o que pode explicar porque é tão difícil se manter alerta em reuniões intermináveis). Nas salas de aula de escolas, a concentração de dióxido de carbono geralmente excede os 1 mil ppm, e, ocasionalmente, os 3 mil ppm.

Os pesquisadores que trabalharam no estudo afirmaram que ficaram surpreendidos pelo resultado, pois é a primeira vez que o composto é relacionado à queda de desempenho no trabalho. A avaliação foi realizada com voluntários que foram submetidos a níveis de dióxido de carbono de 1 mil ppm, resultando em um declínio dramático no desempenho em seis dos nove testes realizados. O quadro piorou ainda mais quando nível subiu para 2,5 mil ppm.

Por isso, se você trabalha com muitas pessoas em uma mesma sala, tente deixar o mais ventilado possível. Seja pelas janelas abertas ou ar condicionado (com a temperatura regulada adequadamente e filtros de ar limpos).

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: