Cientistas descobrem código genético de Neandertais
15
Compartilhamentos

Cientistas descobrem código genético de Neandertais

Último Vídeo

É ou não é incrível o que cientistas conseguem fazer com pouquíssima matéria-prima? A última façanha desses gênios admiradores de partículas envolve nada mais nada menos que a descoberta do código genético dos Neandertais, aqueles seres primitivos que habitavam nosso planeta há 29 mil anos.

Os responsáveis pela descoberta são pesquisadores alemães do Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária, na cidade de Leipzig. Esses caras conseguiram mapear o DNA Neandertal a partir de 0,038 grama de um osso encontrado em 2010, na Sibéria.

DNA decodificado

Segundo o responsável pela pesquisa, Svante Paabo, o genoma de um Neandertal está disposto de uma maneira tão precisa quanto o de qualquer pessoa que esteja andando agora pelas ruas.

Com a novidade, os cientistas esperam encontrar semelhanças entre os Neandertais e os Denisovas, uma espécie também extinta, cujo genoma foi publicado em 2012. Segundo Paabo, em entrevista cedida à ABC News, esses estudos são fundamentais para que mudanças genéticas sejam mais bem compreendidas. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.