Mistérios
25/01/2017 às 13:18•1 min de leitura
A senhorinha Phoebe Marsh Dickenson Webb, de 83 anos, entrou na biblioteca pública de São Francisco, nos Estados Unidos, e resolveu emprestar um livro com contos. Até aí, tudo normal... Acontece que esse livro demorou 100 anos para ser devolvido, conforme relata o Huffington Post.
A demora na devolução aconteceu porque Phoebe faleceu antes de concluir a leitura e antes de vencer o prazo de devolução do livro. Com isso, a publicação acabou sendo esquecida até recentemente, quando a bisneta da senhora, Judy Wells, resolveu devolver o livro à biblioteca.
Mais curioso ainda é o nome do livro: “40 Minute Late”, algo como “40 Minutos Atrasado”. Ele foi encontrado nos pertences de Phoebe por outro bisneto, em 1996, que também não o devolveu à biblioteca, assumindo que acabou lendo a “herança” da bisavó.
Webb Johnson encontrou o livro nos pertences da bisavó em 1996
Luis Herrera, administrador da biblioteca, ficou surpreso por receber de volta algo tão antigo. A multa pelo atraso seria estratosférica, caso fosse aplicada; porém, um programa de anistia para livros muito atrasados foi implantado pela biblioteca de São Francisco, por isso a família não terá que desembolsar nada pela custódia secular do exemplar.
Agora, “40 Minutes Late” deverá voltar às prateleiras para angariar novos leitores. Webb Johnson, que achou o livro em 1996, disse que ele é muito bom e recomenda a leitura. Foi por isso que ele manteve a publicação em sua posse nos últimos 20 anos. Outra possibilidade é a de o livro entrar em exposição na própria biblioteca.