Paris é sempre uma festa!

29/09/2011 às 20:592 min de leitura

Viver é uma arte e precisamos aproveitar a nossa vida ao máximo, pois como já dizia minha saudosa vovozinha: única certeza que temos na vida é a morte. Então o negócio é viver e muito bem!

Visitar cemitérios é tão fascinante pra mim quanto ir aos museus e o cemitério de Pére-Lachaise em Paris é um verdadeiro museu a céu aberto, com mais de 200 anos de história e mais de um milhão de “habitantes”. Dificilmente vou à Paris sem dar um pulinho nele pois é um excelente lugar para passear e apreciar verdadeiras obras de arte.

Ruas para flanar

São 44 hectares a nordeste de Paris, com muitas árvores, corvos, gatos, personalidades que já partiram desse mundo e foram eternizadas por seus feitos e talentos. O cemitério possui uma amostra incrível da arquitetura e arte europeia dos séculos XIX e XX. Há registros de mais de 30000 obras inscritas nos inventários de monumentos históricos da cidade.

Há também celebridades lá repousando como a cantora Edith Piaf, o vocalista da Banda The Dors Jim Morrison, cujo o túmulo simples precisa de vigilância 24h por dia, pois caso contrário vira bar, motel e tudo mais que um Rock Star possa imaginar. A bailarina Isadora Duncan, o compositor clássico Chopin, escritores como Oscar Wilde, Gertrude Stein (citada no filme Meia Noite em Paris do Woody Allen) e Balzac. O educador e escritor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido como no Brasil como Alan Kardec, o “pai” do espiritismo, mas praticamente um desconhecido entre seus conterrâneos. Recentemente um memorial em homenagem às vitimas do AF447 foi erguido.

Memorial às vítimas do voo AF447

Aqui repousa Alan Kardec

O discreto túmulo da escritora Gertrude Stein

Curiosidades como o túmulo onde 2 homens aparecem de peitos nus e mãos dadas, eles representam Croce-Spinelli e Sivel, dois balonistas que se esqueceram de levar oxigênio a 6000 de altura morrendo assim asfixiados em 1875. Eles são considerados heróis da aeronáutica na França, mas sinceramente não entendi bem o motivo.Túmulo dos balonistas

Histórias bizarras como a estátua no túmulo do jornalista Victor Noir assassinado pelo sobrinho de Napoleão III , onde um grande volume nas calças formou a lenda urbana que a mulher que ali passar a mão, ficará fértil. Suntuosidades como o mausoléu de três andares da princesa Deminoff (nascida Strogonoff), onde estão esculpidas cabeças de lobos, martelos, morcegos uns dizem que pra denotar a origem da fortuna da sua família aristocrata russa, proprietária de minas de ouro e de prata na Ásia Central, outros juram que ela era uma vampira e que ninguém no planeta conseguiria passar a noite em seu mausoléu sem sentir algo estranho no ar... Père-Lachaise tem muita história boa pra contar.

Mausoléu da Princesa Demidoff

Para quem se interessou em transformar Père-Lachaise em sua última morada, é triste cair na realidade que ser VIP não é fácil nem na hora da morte. Atualmente para deixar seu lindo corpinho descansando eternamente em Paris não basta querer, é preciso ser artista de mérito reconhecido ou ser comprovadamente parisiense pra entrar na fila de concessões, se for escolhido terá que pagar anualmente uma taxa de aproximadamente sete mil euros.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Estilo de vida

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: