Os melhores exercícios para cada tipo de corpo

09/06/2011 às 16:452 min de leitura

Você sabe identificar o seu biotipo? Sabe qual é o tipo de exercício mais recomendado para seu peso e altura? Saiba que é muito importante conhecer o seu corpo para não errar na hora de fazer uma atividade física. Para determinar o biótipo das pessoas existe a avaliação somatotipológica que determina a constituição corporal de cada indivíduo. O resultado dessa avaliação é uma classificação de três tipos de estrutura física:

Ectomorfos

Pessoas com esse biotipo são naturalmente magras e têm tendências a serem de baixa estatura, com braços longos e finos, ombros curtos e caixa torácica estreita. O corpo tende a ter um baixo percentual de gordura e, no geral, essas pessoas sentem dificuldades para ganhar peso, seja ele em forma de massa muscular ou gordura.

Mesomorfos

Os mesomorfos costumam apresentar uma estrutura óssea solida, com ombros largos e caixa torácica larga. Mas a principal característica desse biotipo é o relevo muscular predominante na região do trapézio, deltoide e abdominal. Possui uma baixa taxa de gordura corporal e são pessoas com facilidade tanto para ganhar quanto para perder peso.

Endomorfos

Este biotipo tem como principal característica uma predominância no arredondamento do corpo. Isso pode ser notado em indivíduos com braços curtos, abdômen largo, cintura ampla e pernas grossas. Eles ainda têm uma propensão ao ganho de peso, que nesse caso costuma ser um aumento de gorduras e não de massa muscular. Ao mesmo tempo, têm dificuldades para perder o excesso de gordura acumulado no corpo.

Os tipos de exercícios

Para os ectomorfos

Como esse biotipo é o mais comum entre os magrinhos, a busca pelo ganho de massa magra é o principal objetivo para um corpo mais saudável. Entre as mulheres é possível investir também no ganho de algumas gordurinhas, que deixam o corpo com um aspecto mais delicado, feminino. O treinamento com pesos é necessário, mas as séries devem ser curtas, executadas de maneira lenta e não precisam ser repetidas muitas vezes. Ainda nesse tipo de exercícios é importante fazer pausas longas, já que os acessórios utilizados podem contar com um pouco de peso a mais para ajudar no resultado esperado. Exercícios aeróbicos devem ser evitados, a não ser que você já tenha alcançado o corpo que deseja.

Para os mesomorfos

Os mesomorfos tendem a apresentar uma estrutura óssea e muscular mais equilibrada, por esse motivo o mais importante para esse biotipo é a moderação. O treinamento deve ser baseado em exercícios de força, praticados com frequência e em séries longas. O treino pode ser com um ritmo moderado e o tempo de descanso entre as séries também deve ser médio. Como o ganho de massa muscular é bastante fácil (mas isso não significa rápido, o aparecimento dos músculos pode demorar um pouco), depois de alcançar a aparência desejada, treine apenas para mantê-los. Aproveite as práticas esportivas e atividades aeróbicas, cuidando para não exagerar.

Para os endomorfos

O grupo dos endomorfos conta com um número maior de pessoas que variam de gordas a obesas, por isso é importante dar atenção especial à taxa de gordura corporal. Para combater o acumulo de gordura, os exercícios de força são importantes, pois tornam mais eficaz a relação entre a gordura e os músculos e isso resulta numa melhora considerável do metabolismo. O treinamento deve ter sequências rápidas, pouco intervalo entre as séries e com acessórios de peso moderado a pesado. A realização de atividades aeróbicas aliada aos exercícios de força potencializa a perda de gorduras. Para melhores resultados é fundamental que a prática de exercícios físicos seja diária.

É importante lembrar que esse tipo de avaliação pode contribuir muito para a sua saúde, mas pode não ser suficiente. Muitas pessoas não podem ser classificadas apenas em uma dessas categorias, podendo ter uma constituição corporal que conta com duas delas. Por isso, existem outros exames, medições e avaliações ainda mais precisos que devem ser feitos por profissionais. Eles certamente estão aptos para determinar as práticas físicas mais adequadas para o seu corpo. Sempre procure o acompanhamento de um profissional e, se possível, também de um nutricionista para que você tenha uma rotina adequada de exercícios e uma dieta balanceada.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: