Ciência
19/12/2017 às 05:00•2 min de leitura
Nos últimos anos, o mercado de cervejas "alternativas" cresceu consideravelmente, graças à popularização das bebidas produzidas de forma artesanal e também da chegada de marcas novas ao país.
Um dos principais atrativos, além da bebida em si, são as garrafas com selos extremamente criativos ou até mesmo extremamente tradicionais. Se você é da turma que fica com dó de se desfazer do habitáculo sagrado da bebida, mas não sabia muito bem qual finalidade dar para as garrafas, confira 6 coisas maneiras que você pode fazer com elas depois de degustar da sua cerveja:
Um dos mais fáceis de fazer: se você tem duas garrafas pequenas, basta limpá-las bem, substituir as tampinhas metálicas por tampas plásticas e fazer pequenos furos nelas para transformá-las em um saleiro e um pimenteiro. Descomplicado e estiloso.
OK, poucas pessoas teriam uma garrafa de cerveja no banheiro, mas você pode fazer parte de um seleto grupo que usa uma dessas garrafas como dispenser de sabonete líquido.
O processo não é o mais fácil, mas é simples: você precisa fazer um furo no meio de uma rolha, colocar na garrafa, encaixar o tubo da bombinha da garrafa original, e pronto!
Essa exige um pouquinho mais de trabalho, mas vale muito a pena se você gosta de plantas. Você precisa cortar a parte de cima da garrafa, lixar as bordas para deixá-las mais suaves e, então, colocar um pequeno pedaço pequeno de rede com um barbante que vai sair pela boca da garrafa.
Depois, é só colocar a sua plantinha lá dentro e usar a outra parte da garrafa como reservatório de água.
Para quem consegue cortar garrafas sem grandes problemas, outra opção de uso alternativo é fazer um cálice: basta cortá-la em três partes (um corte na metade e outro próximo do fundo), descartar a parte do meio e utilizar silicone para colar a boca da garrafa exatamente no fundo, usado de forma invertida. Lembre-se de lixar as bordas para não correr o risco de se cortar.
As tochas tiki são muito bacanas e bastante utilizadas como decoração em praias e ambientes mais informais. Para os amantes da cerveja, é perfeitamente possível e nada complicado fazer uma "garrafa tiki": basta colocar óleo de citronela em uma delas, fazer um furo pequeno na tampa e atravessar um pedaço de pavio ou barbante de algodão, deixando uma pequena parte dele para fora da garrafa.
Os que não gostam muito da parte pirotécnica na tocha tiki – ou simplesmente querem algo para iluminação interna – podem apelar para outra alternativa: o abajur. As garrafas com selos mais bacanas são uma ótima opção; você só precisa conhecer um bocado de montagem de fios e tomadas para garantir que tudo dê certo.
*Publicado em 1/4/2016