Estilo de vida
16/05/2024 às 14:00•2 min de leituraAtualizado em 16/05/2024 às 14:00
Quem já foi para a Índia, sabe que este é um país tomado por devotos religiosos. Não por acaso, de tempos em tempos, surge um novo "santo" popular. E uma dessas deidades é uma mulher chamada Topi Amma.
Também chamada de "siddha", ela recebeu a alcunha de Topi Amma pois o termo quer dizer algo como "mãe de boné". A mulher circula pela cidade-templo de Tiruvannamalai, em Tamil Nadu, enquanto é seguida por centenas de pessoas. Muitas vezes, estes crentes pegam objetos deixados por ela, como copos, e compartilham entre si como se fossem objetos devocionais.
O fato é que, como uma figura religiosa, Topi Amma é uma "santa" bem inusitada. Isso porque ela anda quase o tempo todo com um chapéu ou boné, e costuma ser reverenciada por seus seguidores como uma "siddha", termo que designa os seres iluminados que atingiram a perfeição. Contudo, quem não segue uma visão de mundo religiosa tem outra opinião. Essas pessoas desconfiam que Topi Amma tenha alguma deficiência mental e precisaria de algum atendimento médico.
Sua vida antes de se tornar uma deidade conhecida em Tiruvannamalai é um mistério, e é muito provável que isso tenha contribuído para a sua popularidade. Como ela não pronuncia palavras muito coerentes, isso acaba abrindo espaço para a propagação de muitas histórias sobre ela, sejam inventadas ou não.
Na internet, é possível vê-la em vídeos espalhados nas redes sociais, que mostram Topi Amma circulando enquanto os seguidores vão atrás dela e reconhecem os copos que ela tomou café ou os seus restos de comida. É uma cena bizarra, uma vez que eles tratam esses conteúdos como "prasad" (oferendas abençoadas).
As opiniões sobre a "santidade" de Topi Amma divergem bastante. Há os que a cultuam incondicionalmente, mas muita gente, embora a respeite, considera que esta é uma pessoa sofrendo de algum problema psiquiátrico.
Mas é provável que a fama da mulher se relacione também com o lugar de onde ela veio. Topi Amma é da cidade-templo de Tiruvannamalai, que é um dos lugares mais venerados de Tamil Nadu. O local também se trata de um centro da religião Saiva, e é considerado um dos patrimônios mais antigos da Índia. Já o templo presente em Tiruvannamalai chama-se Annamalaiyar e é dedicado ao deus Shiva.
Nas redes sociais, é possível encontrar vários vídeos de pessoas que filmaram Topi Amma e que a chamam de termos como "mãe iluminada". Em um deles, lê-se a descrição: “neste vídeo, mergulhamos na vida e nos ensinamentos de Topi Amma, lançando luz sobre sua profunda sabedoria espiritual e o impacto transformador que ela tem sobre aqueles que têm a sorte de encontrá-la”.
Só que as pessoas que não a seguem questionam se a mulher, que aparece dando bênçãos, recebendo comida ou tendo seus pés lavados por um devoto estaria realmente dando algum "ensinamento" ou simplesmente andando um pouco atordoada.
O fato é que ninguém sabe ao certo o que ela é, nem como cresceu o misticismo em torno dela. Mas caso você viaje para a Índia, pode cruzar com esta mulher de chapéu vagando pelo Arunachalam Kshetra, uma colina sagrada associada a Shiva.