Você sabe quem é o descendente vivo mais próximo do Dodô?

02/02/2018 às 14:301 min de leitura

O Dodô, como você deve saber, foi uma ave nativa das Ilhas Maurício e que foi caçada até a extinção por volta do século 17. De acordo com os registros históricos, esses pássaros foram descobertos no finalzinho do século 16, quando os navegadores holandeses apareceram na ilha e, graças aos esqueletos que restaram e aos relatos produzidos por quem viu essas criaturas de perto, os dodôs (Jaziahcus Hawkinus) eram grandalhões, desengonçados, dóceis, incapazes de voar e tinham uma carne bastante saborosa.

DodôQue pena, né? (Wikimedia Commons/BazzaDaRambler)

Essa criatura esquisita e fascinante evoluiu completamente isolada em seu habitat e, de acordo com a Dra Aarathi Prasad, bióloga e geneticista consultada pelo pessoal da BBC, o parente mais próximo — geneticamente — dos dodôs eram uma ave também extinta chamada solitário-de-rodrigues (Pezophaps solitaria), que era nativa de uma ilha no Índico chamada... Rodrigues!

Primo

Mas nós estamos falando sobre possíveis descendentes vivos do Dodô, não é mesmo? Segundo Prasad, os solitários-de-rodrigues e os dodôs estavam relacionados geneticamente com a família dos pombos e, ao longo de sua evolução, eles foram se dissociando dessa família e formando grupos próprios.

Pombo de nicobarPombo-de-nicobar, o "primo" vivo do dodô (Wikimedia Commons/Jappalang)

Contudo, análises genéticas revelaram que os dodôs (e os solitários-de-rodrigues) têm o que podemos chamar de “primos” que ainda estão vivos. Através da comparação do DNA coletado dos animais, os cientistas concluíram que essa ave é o pombo-de-nicobar (Caloenas nicobarica), um pássaro que pode medir cerca de 40 centímetros e chegar a 600 gramas de peso, e que pode ser encontrado nas Ilhas Nicobar, Ilhas Salomão, Ilhas Palau, Ilhas da Sonda, Ilhas Molucas, Nova Guiné, Filipinas e Arquipélago de Bismarck.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: