Para Stephen Hawking, IA pode ser a melhor ou a pior coisa que já aconteceu

21/10/2016 às 10:581 min de leitura

Em uma palestra realizada na Universidade de Cambridge, o físico Stephen Hawking deu sua opinião sobre o desenvolvimento de inteligências artificiais (IA). Apesar de reconhecer que a tecnologia pode ser utilizada para melhorar nossas vidas, ele fez alguns comentários bem pessimistas em relação à novidade.

Para o gênio, a criação de máquinas que pensam como os seres humanos pode ser “a pior ou a melhor coisa que já aconteceu com a humanidade.” O principal problema é que, junto com essa tecnologia, vêm criações como armas automatizadas e “novas formas para que poucos oprimam muitos”, nas palavras de Hawking.

Ele complementou afirmando que, caso esses problemas sejam resolvidos, talvez tenhamos uma chance de desfazer os danos naturais feitos ao planeta ou até mesmo erradicar a fome e as doenças.

"Nós passamos muito tempo estudando história, mas, quando, vamos encarar os fatos, ela é, na maior parte, a história da estupidez"

Quando o gênio não poupou palavras foi na hora de criticar a humanidade: “Nós passamos muito tempo estudando história, mas, quando, vamos encarar os fatos, ela é, na maior parte, a história da estupidez. Então é uma mudança bem-vinda que estejam estudando o futuro da inteligência.”

Não é a primeira vez que Hawking pede mais precaução no desenvolvimento da inteligência artificial. Em outro evento, ele afirmou temer que os robôs evoluam rápido demais e não tenham as mesmas metas que nós. Não é como se faltassem maneiras de a humanidade ser destruída.

A palestra de Stephen Hawking aconteceu durante a inauguração do Centro Leverhulme para o Futuro da Inteligência, um instituto criado com o objetivo de responder algumas das perguntas levantadas durante o estudo da IA.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: