Para que servem aqueles fiozinhos que saem das cascas das bananas?

03/07/2017 às 06:001 min de leitura

Você descasca uma banana, feliz da vida, e de repente precisa lidar com aqueles fiozinhos que se desintegram da casca e grudam na banana e que exigem uma remoção bastante precisa, sendo sempre mais difíceis de serem descolados da fruta menos madura.

Esses fiozinhos são chamados de feixes de floema, e convenhamos: saber do nome dos ditos cujos não ajuda muito a entender por que eles existem, certo? Se você acha que a função dessas estruturas é atormentar a sua vida, calma lá: não é para isso que elas existem.

Quem se lembra das aulas de Biologia, possivelmente ouviu alguma coisa sobre o termo “floema”, que geralmente vinha ao lado de “xilema” ao estudarmos biologia vegetal. Os dois termos servem para descrever tecidos que transportam nutrientes e água para a planta.

Fibras

As fitinhas que tanto nos irritam são, na verdade, as responsáveis pelo desenvolvimento de um fruto saboroso e saudável – está na hora, portanto, de pararmos de implicar tanto com elas.

O Huffington Post conversou com Nicholas D. Gillitt, Ph.D. em química e física inorgânica e pesquisador de nutrição do Dole Nutrition Institute. De acordo com ele, é bastante provável que esses fiozinhos tenham valor nutricional já que são responsáveis pela formação de uma banana de qualidade. Gillitt explica que, como esses filetes são formados de fibras e diversos outros componentes estruturais, possivelmente têm algum papel específico para seres humanos.

O especialista explica, no entanto, que essas fitinhas são tão pequenas que só fariam diferença para nossa alimentação em termos nutricionais se consumíssemos grandes quantidades delas. Gillitt esclarece também que não há problema algum em comer os fiozinhos, ainda que algumas pessoas não gostem de seu aspecto ou de sua textura: “qualquer fibra é saudável”, completa.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas! 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: