Imagens incríveis permitem ver como os beija-flores bebem néctar
02
Compartilhamentos

Imagens incríveis permitem ver como os beija-flores bebem néctar

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Os beija-flores são incrivelmente rápidos, certo? Tão rápidos que, para que seja possível observar suas asinhas em movimento, é necessário filmar essas aves com equipamentos capazes de capturar cenas em câmera superlenta. E só assim mesmo para poder acompanhar a velocidade dos bichinhos! Afinal, nossos olhos não são capazes de registrar a ação de suas asas, que chegam a 80 vezes por segundo durante voos normais ou até 200 vezes quando eles mergulham no ar!

Aliás, não são apenas suas asinhas que são superligeiras. Os beija-flores podem alcançar velocidades superiores aos 55 quilômetros por hora durante voos diretos — e de mais de 70 km/h dependendo da manobra —, sem falar que seus coraçõezinhos batem 1,2 mil vezes quando eles se encontram em movimento. Pois, com esses dados em mente, você consegue imaginar a rapidez com a qual esses delicados pássaros bebem água e o néctar de plantas?

Pois o pessoal da National Geographic recentemente divulgou imagens surpreendentes que revelam como os beija-flores sugam o néctar e, além de as cenas serem incríveis, o esforço envolvido para capturar a ação foi imenso. Assista ao vídeo a seguir:

Segundo o pessoal do site Twisted Sifter, as sequências foram registradas pelo fotógrafo Anand Varma, que tem formação em Biologia e, portanto, dedica boa parte do tempo clicando animais. Varma usou câmeras de alta precisão modificadas especialmente para gravar as cenas e passou anos planejando a captura. Sem falar nos meses que ele passou construindo máquinas para produzir fumaça e para treinar os beija-flores, e nas várias semanas de trabalho para capturar as imagens que resultaram no belo vídeo que você viu acima.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.