Inovação: médicos substituem vértebras com câncer por modelos de titânio

O Hospital Changzheng, de Xangai, na China, divulgou recentemente que fez uma cirurgia inédita no mundo: foram substituídas seis vértebras da coluna de uma mulher por modelos de titânio feitos em impressora 3D.

Em maio de 2017, uma jovem de 28 anos chamada Xiao Wen foi diagnosticada com condrossarcoma, um tipo raro de tumor maligno que afeta a extremidade dos ossos, principalmente na região dos ombros, das costelas e das costas. É um câncer que ataca a cartilagem normalmente encontrada entre os ossos.

O cirurgião Xiao Jianru explicou que optou pelo tratamento não convencional porque os métodos atuais (quimioterapia e radioterapia) não iriam eliminar o câncer da paciente. E, como o condrossarcoma é uma doença de progresso rápido, foi preciso agir com extrema agilidade.

Radiografia mostra como ficou a coluna da paciente com as novas vértebras

Para conseguir os modelos a serem transplantados, a parte superior da coluna da mulher foi totalmente mapeada e depois impressa em uma impressora 3D. Depois, uma cirurgia de 13 horas de duração fez a troca dos ossos afetados pelas ligas de titânio, na esperança de que o condrossarcoma não se espalhe para órgãos saudáveis de seu corpo.

Como a cirurgia é recente, a jovem está se recuperando dos procedimentos. Ela ainda não tem total mobilidade do pescoço, mas já está podendo ficar em pé e caminhar. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.