Pavor de rato? Descobriram uma espécie gigante que abre cocos com os dentes
09
Compartilhamentos

Pavor de rato? Descobriram uma espécie gigante que abre cocos com os dentes

Equipe MegaCurioso
Último Vídeo

Se você tem verdadeiro pavor de ratos, sugerimos que você risque as Ilhas Salomão — que formam um arquipélago no Oceano Pacífico — da sua lista de lugares para visitar. Isso porque descobriram por lá uma nova espécie de rato que, além de ser gigante, é capaz de rachar cocos a dentadas! Na verdade, até quem não tem medo de roedores se sentiria intimidado com um bicho desses, você não concorda?

De acordo com Michael Irving, do site New Atlas, o ratão foi descoberto por um grupo de cientistas depois de eles viajarem até as Ilhas Salomão para realizar pesquisas relacionadas com outro tema e ouvirem dos habitantes histórias sobre esse curioso animal. Segundo os relatos, o tal rato — chamado pelos locais de vika — seria enorme e, ao contrário das demais espécies conhecidas, preferia viver no topo de árvores em vez de tocas e buracos no solo.

Ratão enorme

Os pesquisadores ouviram sobre a existência do rato em 2010, mas, como não havia nenhum exemplar do bicho para análise, os cientistas não tinham certeza se as histórias eram reais ou não passavam de lenda. No entanto, eles retornaram às Ilhas e, por sorte, acharam um dos animais para estudar — e comprovaram que os habitantes locais não estavam inventando não!

Rato giganteUma ilustração mostrando o grandalhão (New Atlas/Velizar Simeonovski)

Exames físicos e de DNA comprovaram que se tratava de uma espécie que ainda não havia sido descrita pela Ciência, e os pesquisadores a batizaram de Uromys vika. Os cientistas explicaram que a dificuldade de encontrar o vika está relacionada com a escolha de habitat desse animal, já que esses ratos buscar refúgio em árvores com mais de nove metros de altura e o acesso nem sempre é fácil.

Com relação às características dos ratos, os cientistas revelaram que eles podem medir mais de 45 centímetros de comprimento e pesar até um quilo. Só para você ter uma ideia, os ratos-pretos (Rattus rattus) machos geralmente pesam entre 75 e 230 gramas, enquanto as ratazanas (Rattus norvegicus ou ratos-marrons) macho pesam, em média, 350 gramas. Pois é, o ratão é grandalhão mesmo!

Crânio do rato gigante(New Atlas)

Mas, ao mesmo tempo em que os pesquisadores conseguiram identificar uma nova espécie — o que é algo muito legal coisa e tal —, eles descobriram que os vika já estão correndo risco de extinção (o que, por sua vez, é bem triste) e sugeriram que eles entrem diretamente para a lista de animais criticamente ameaçados.

Outra coisa sobre a dificuldade de encontrar os exemplares, conforme explicaram os pesquisadores, é que ela indica que os animais estão perdendo habitat por conta do desmatamento nas Ilhas Salomão, e a área onde o espécime foi encontrado é uma das poucas que ainda restam para abrigar os vika.

Aquarela retratando ratoEles entraram direto para a lista de espécies criticamente ameaçadas de extinção (New Atlas/Peggy Macnamara)

E mais: segundo os cientistas, se os ratos não tivessem sido descobertos agora, eles provavelmente entrariam em extinção antes que sua existência fosse comprovada, o que significa que eles não passariam de personagens de lendas mesmo. Tomara que com a identificação da nova espécie seja possível encontrar formas de proteger esses curiosos animais da extinção, não é mesmo? Você há de concordar, mesmo que deteste ratos...

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.