Você tem alguma ideia do que é essa estrutura que aparece na imagem?

07/11/2017 às 05:462 min de leitura

Você deu uma olhada na imagem antes de clicar para conferir a matéria? Não? Calma, calma! Você pode ver a fotografia novamente a seguir em mais detalhe — e tentar descobrir o que, afinal, ela mostra! Já tem algum palpite? Veja:

Imagem microscópicaAdivinhe o que é! (Steve Gschmeissner)

E aí, caro leitor, você tem alguma ideia do que é essa estrutura que aparece na imagem acima? De acordo com Stephanie Pappas, do site Live Science, a foto foi capturada por Steve Gschmeissner por meio de um microscópio eletrônico de varredura e mostra a pontinha da pata de um mosquito ampliada 800 vezes! Agora, voltando ao seu palpite... você chegou perto de adivinhar o que a imagem mostrava?

Universo invisível

Segundo Stephanie, Steve tem formação em Zoologia e trabalhou durante décadas no Royal College of Surgeons em Londres, na Inglaterra, realizando pesquisas relacionadas com o combate ao câncer. Mais especificamente, Steve acabou se tornando um fotógrafo especializado no microscópio eletrônico de varredura, um tipo de equipamento capaz de registrar imagens incrivelmente detalhadas.

Esse tipo de microscópio funciona por meio da emissão de elétrons sobre o objeto observado, que geralmente é previamente coberto por uma camada de ouro. Esse metal faz com que as partículas sejam refletidas da superfície estudada — e o processo permite que o equipamento capture imagens com altíssima precisão e inclusive revele detalhes de estruturas absurdamente minúsculas.

Há cerca de 10 anos, Steve decidiu se aposentar de seu trabalho com as pesquisas e se dedicar integralmente à fotografia — e, desde então, ele ganha a vida capturando imagens como a que você viu acima. No caso da foto da patinha do mosquito, ele explicou que ela mostra a extremidade do membro, onde é possível ver uma garra, uma estrutura chamada pulvillus, que contém cílios associados com o sistema de adesão dos insetos às superfícies, bem como uma porção de “escamas”.

Essas escamas, por sinal, recobrem todo o corpo dos mosquitos, mas são especialmente abundantes nas patas, e, segundo Steve, provavelmente ajudam a proteger o membro e permitem que os insetos pousem sobre a água — onde os bichinhos costumam pôr seus ovinhos.

Vale lembrar que os microscópios eletrônicos de varredura não capturam imagens coloridas, portanto Steve costuma “colorir” suas capturas por meio de editores de imagem, como o Photoshop, por exemplo. O fotógrafo contou que, dependendo do projeto e da necessidade do cliente, ele trata as fotos de modo que elas reflitam os tons naturais da estrutura retratada ou tenham um aspecto mais artístico. De qualquer maneira, o trabalho é impressionante, você não acha?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: