Já reparou que cães grandes vivem menos do que os pequenos? Por que será?

30/04/2019 às 09:002 min de leitura

Um morcego vive, em média, entre 5 e 10 anos, e uma baleia-azul, entre 80 e 90 anos, o que nos mostra como animais maiores vivem mais do que os menores – aparentemente, isso acontece por conta da forma como os bichos pequenos utilizam a energia de que dispõem e também pelo fato de que as células dos animais grandes são mais eficientes e se desgastam mais lentamente.

Fugindo desse padrão, temos os cachorros – os maiores vivem menos do que os menores. A expectativa de vida dos cães de raças pequenas é em média de 12 a 14 anos, enquanto as raças grandes vivem entre 8 e 10 anos, e as gigantes, entre 5 e 8.

Ainda não há um consenso sobre por que os cachorros maiores têm uma expectativa de vida menor, e muitas explicações para isso podem ser diferentes em relação às particularidades de cada tipo de espécie – muitos cientistas defendem a ideia de que a expectativa menor para cães grandes tem a ver com a forma como esses animais crescem.

Para entender melhor

cachorros dormindo

Os cachorros grandes crescem muito e rapidamente, chegando a aumentar quase 100 vezes de peso no seu primeiro ano de vida – nesse mesmo período, lobos aumentam 60 vezes e seres humanos, apenas 3 vezes.

Uma pesquisa recente sobre o assunto revelou que cachorros maiores podem morrer mais cedo porque o ritmo acelerado de crescimento aumenta a atividade dos radicais livres, favorecendo o desenvolvimento de tumores e outras doenças.

Outro estudo confirmou que cães maiores envelhecem mais rapidamente mesmo – esse levantamento contou com a análise de dados veterinários de 50 mil cachorros de 74 raças diferentes. Os resultados mostraram que os cães maiores se desenvolvem rapidamente e têm uma vida adulta mais acelerada e, por consequência, mais curta também.

Além dessa questão do envelhecimento acelerado, sabe-se que cães maiores tendem a ter problemas mais graves de saúde, como doenças musculoesqueléticas e gastrointestinais, além de tumores. De qualquer forma, independente do tamanho do seu cachorro, o que importa mesmo é que ele receba carinho, atenção e cuidados veterinários sempre que necessário.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: